DSpace Repository

Ressonâncias das tecnologias digitais na educação

Show simple item record

dc.contributor.author Conte, Elaine
dc.contributor.author Habowski, Adilson Cristiano
dc.contributor.author Rios, Míriam Benites
dc.date.accessioned 2022-04-08T18:04:34Z
dc.date.available 2022-04-08T18:04:34Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.citation CONTE, E.; HABOWSKI, A. C.; RIOS, M. B. Ressonâncias das tecnologias digitais na educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 1, p. 31–45, 2019.Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11110. Acesso em: 8 abr. 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/2698
dc.description.abstract O ensaio discute sobre as possibilidades e os entraves das tecnologias digitais para as aprendizagens sociais, que se convertem em paradoxos por meio da aventura por novidades, dispersões, contradições e exclusões. As tecnologias têm dimensões políticas do mundo mercantil, em padrões de produtividade e competitividade, e, portanto, são ambíguas em relação aos processos formativos, causando apatia e insensibilidade ao invés de mobilização ao (re)conhecer. O trabalho desenvolve um estudo hermenêutico das relações existentes nesses processos de mudanças digitais, convidando para indagações e trazendo ressonâncias na cultura educativa. Se, por um lado, as tecnologias saíram do monopólio de especialistas e passaram a integrar de modo flexível e aberto o mundo social contemporâneo, através da noção de instrumentos capazes de pôr em movimento operações complexas e múltiplas conversações, por outro, experimentamos continuamente ambivalências em seu uso e dificuldades na renovação dos sentidos que envolvem essas linguagens, gerando o obscurecimento das tecnologias e dos interesses socioculturais. Concluiu-se que há uma necessidade de reconstruir, em uma perspectiva hermenêutica, os potenciais colaborativos das diferentes interfaces das tecnologias digitais na educação para prevenir práticas de exclusão, desumanização ou alienação tecnocientífica, que atinge a maioria dos marginalizados social e economicamente. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação pt_BR
dc.rights Open Access en_US
dc.subject Aprendizagem social pt_BR
dc.subject Inclusão tecnológica pt_BR
dc.subject Tecnologias digitais pt_BR
dc.title Ressonâncias das tecnologias digitais na educação pt_BR
dc.type Artigo de periódico pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account