Abstract:
O presente estudo, de caráter qualitativo e exploratório, investiga as práticas que norteiam a construção de
objetos de aprendizagem (OA) de autoria coletiva para a educação a distância (EaD). Realizamos uma investigação para compreender se nas visões de três coordenadoras de cursos de EaD existe a possibilidade de
estabelecer relações associativas entre a construção de OA pelos sujeitos participantes, para a constituição
da autoria coletiva. Apresentamos ainda uma revisão de literatura sobre a constituição de OA através de
uma abordagem hermenêutica. Dentre os elementos relevantes da pesquisa, elencamos que a construção
de um OA não seria apenas um recurso didático-pedagógico, pois envolve a abertura para o potencial da imaginação criadora e da motivação a novas formas de apreender o mundo, rompendo com ações objetivistas,
estagnadas, competitivas e superficiais, de práticas pedagógicas técnico-operacionais e automatizadas. A
perspectiva da construção aprendente e intencional do OA, de forma solidária via usabilidade tecnológica e
linguagem (re)criadora, potencializa e aprimora iniciativas autônomas, formativas e democráticas da inteligência coletiva.