DSpace Repository

Pedagogia das imagens na educação infantil: mini-histórias e a documentação pedagógica

Show simple item record

dc.contributor.author Conte, Elaine
dc.contributor.author Santos, Cristiele Borges dos
dc.contributor.author Habowski, Adilson Cristiano
dc.date.accessioned 2022-04-09T00:13:24Z
dc.date.available 2022-04-09T00:13:24Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.citation SANTOS, C. B. dos; CONTE, E.; HABOWSKI, A. C. Pedagogia das imagens na educação infantil: mini-histórias e a documentação pedagógica. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 10, p. 1-16, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/8127. Acesso em: 08 abr. 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/2711
dc.description.abstract O presente estudo caracterizado de pesquisa-formação foi realizado com crianças e educadoras em uma escola municipal de Educação Infantil, de Novo Hamburgo/RS. Por meio de argumentações, o caráter cooperativo desse trabalho buscou esclarecer de que forma a construção de saberes na Educação Infantil é desenvolvida e potencializada em práticas narradas pelas imagens e textos, no jogo comunicativo de mini histórias. Ao debater sobre as mini histórias como espaço de jogo à construção de uma Pedagogia das imagens culturais e à apropriação de sentido das diferentes linguagens produzidas nas interações infantis, concluímos que os registros visibilizam as intercomunicações e os vínculos formativos para a criação de conhecimentos das crianças e para a elaboração da documentação pedagógica. As mini histórias carregam marcas de diferentes ações performatizadas por imagens, apoiando as relações no círculo dos participantes, materializando formas de agir no mundo à auto compreensão das crianças. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Educação em Perspectiva pt_BR
dc.rights Open Access en_US
dc.subject Mini-histórias pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Imagens pt_BR
dc.subject Documentação pedagógica pt_BR
dc.title Pedagogia das imagens na educação infantil: mini-histórias e a documentação pedagógica pt_BR
dc.type Artigo de periódico pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account