DSpace Repository

A educação na visão de Immanuel Kant

Show simple item record

dc.contributor.author Altmann, Idio Fridolino
dc.contributor.author Casagrande, Cledes Antonio
dc.contributor.author Jung, Hildegard Susana
dc.contributor.author Neves, Fabiana Moreno das
dc.date.accessioned 2022-04-29T18:02:57Z
dc.date.available 2022-04-29T18:02:57Z
dc.date.issued 2022
dc.identifier.citation ALTMANN, Idio Fridolino et al. A educação na visão de Immanuel Kant. Revista ANEC, v. 51, n. 164, p. 147-162, 2022. Disponível em: https://revistas.anec.org.br/index.php/revistaeducacao/article/view/318. Acesso em: 29 abr. 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/2754
dc.description.abstract Este artigo tem como objetivo descrever a compreensão de Immanuel Kant com relação à educação do homem. A metodologia empregada é a revisão de literatura em uma perspectiva hermenêutica, utilizando-se como base dos escritos do filósofo alemão do século XVIII, Immanuel Kant (1724-1804), especialmente o texto Sobre a Pedagogia (2012). Constatamos que, para Kant, o homem tem a necessidade de ser educado, pois a educação contribui para o seu desenvolvimento, constituindo a disciplina e a formação, seguindo a ética e a moral para estimular sua existência. O filósofo faz uma analogia da educação entre o homem e a natureza, destacando a sua importância, já que por meio dela o homem abandonará a animalidade, atingindo a liberdade e a autonomia, tornando-se um ser social, ou seja, um ser apto a viver em sociedade. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Autonomia pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Formação pt_BR
dc.subject Immanuel Kant pt_BR
dc.title A educação na visão de Immanuel Kant pt_BR
dc.type Artigo pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account