dc.contributor.author |
Altmann, Idio Fridolino |
|
dc.contributor.author |
Casagrande, Cledes Antonio |
|
dc.contributor.author |
Jung, Hildegard Susana |
|
dc.contributor.author |
Neves, Fabiana Moreno das |
|
dc.date.accessioned |
2022-04-29T18:02:57Z |
|
dc.date.available |
2022-04-29T18:02:57Z |
|
dc.date.issued |
2022 |
|
dc.identifier.citation |
ALTMANN, Idio Fridolino et al. A educação na visão de Immanuel Kant. Revista ANEC, v. 51, n. 164, p. 147-162, 2022. Disponível em: https://revistas.anec.org.br/index.php/revistaeducacao/article/view/318. Acesso em: 29 abr. 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/2754 |
|
dc.description.abstract |
Este artigo tem como objetivo descrever a compreensão de Immanuel Kant com relação à educação do homem. A metodologia empregada é a revisão de literatura em uma perspectiva hermenêutica, utilizando-se como base dos escritos do filósofo alemão do século XVIII, Immanuel Kant (1724-1804), especialmente o texto Sobre a Pedagogia (2012). Constatamos que, para Kant, o homem tem a necessidade de ser educado, pois a educação contribui para o seu desenvolvimento, constituindo a disciplina e a formação, seguindo a ética e a moral para estimular sua existência. O filósofo faz uma analogia da educação entre o homem e a natureza, destacando a sua importância, já que por meio dela o homem abandonará a animalidade, atingindo a liberdade e a autonomia, tornando-se um ser social, ou seja, um ser apto a viver em sociedade. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Autonomia |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Formação |
pt_BR |
dc.subject |
Immanuel Kant |
pt_BR |
dc.title |
A educação na visão de Immanuel Kant |
pt_BR |
dc.type |
Artigo |
pt_BR |