Abstract:
O estudo discute as inter-relações entre juventudes, educação e tecnologias digitais, cujo
objetivo é analisar asrepercussões e dilemas que as novas tecnologias digitaistêm no
processo educativo dos jovens. Estas tecnologias têm gerado mudanças socioculturais,
políticas e produtivas, e que, portanto, necessitam ser compreendidas à luz dos múltiplos e
complexos fatores que se desdobram ao longo dos tempos como forma de sociabilidade.
Alguns autores chamam a atenção sobre o fato de que as tecnologias além de modificar as
formas de linguagem, de comportamento e os modos de se relacionar dos sujeitos (laços de
amizade e sociabilidade), também estabelecem inter-relações com as formações sociais,
econômicas e culturais da vida. Trata-se de um discurso que vem desde o final do século XX
e início do século XXI, correspondendo a um conjunto de transformações sociais e digitais.
Os debates sobre a necessidade de uma conversação digital emanam por ocasião do avanço e
propagação das tecnologias, da maior oferta de mercado para o consumo dos artefatos digitais, culminando numa expansão e utilização massiva das tecnologias como forma de
ideologia. As aporias nos impulsionam para a busca do enfrentamento das formas de feitiço
institucionalizadas, rumo à emancipação dos conhecimentos pela reconstrução intersubjetiva,
gerando um agir e um pensar coletivos, através das possibilidades de discussões globais
emergentes.