dc.contributor.author |
Conte, Elaine |
|
dc.contributor.author |
Habowski, Adilson Cristiano |
|
dc.contributor.author |
Milbradt, Carla |
|
dc.date.accessioned |
2022-04-30T12:47:23Z |
|
dc.date.available |
2022-04-30T12:47:23Z |
|
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.identifier.citation |
HABOWSKI, A. C. ; CONTE, E. ; MILBRADT, C. Inter-relações entre juventudes, educação e tecnologias digitais. Brazilian Journal of Development, [S.l], v. 5, n. 6, p. 6179-6196, 2019. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/1846. Acesso em: 09 arb. 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/2756 |
|
dc.description.abstract |
O estudo discute as inter-relações entre juventudes, educação e tecnologias digitais, cujo
objetivo é analisar asrepercussões e dilemas que as novas tecnologias digitaistêm no
processo educativo dos jovens. Estas tecnologias têm gerado mudanças socioculturais,
políticas e produtivas, e que, portanto, necessitam ser compreendidas à luz dos múltiplos e
complexos fatores que se desdobram ao longo dos tempos como forma de sociabilidade.
Alguns autores chamam a atenção sobre o fato de que as tecnologias além de modificar as
formas de linguagem, de comportamento e os modos de se relacionar dos sujeitos (laços de
amizade e sociabilidade), também estabelecem inter-relações com as formações sociais,
econômicas e culturais da vida. Trata-se de um discurso que vem desde o final do século XX
e início do século XXI, correspondendo a um conjunto de transformações sociais e digitais.
Os debates sobre a necessidade de uma conversação digital emanam por ocasião do avanço e
propagação das tecnologias, da maior oferta de mercado para o consumo dos artefatos digitais, culminando numa expansão e utilização massiva das tecnologias como forma de
ideologia. As aporias nos impulsionam para a busca do enfrentamento das formas de feitiço
institucionalizadas, rumo à emancipação dos conhecimentos pela reconstrução intersubjetiva,
gerando um agir e um pensar coletivos, através das possibilidades de discussões globais
emergentes. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Brazilian Journal of Development |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Juventudes |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias digitais |
pt_BR |
dc.title |
Inter-relações entre juventudes, educação e tecnologias digitais |
pt_BR |
dc.type |
Artigo |
pt_BR |