DSpace Repository

Inter-relações entre juventudes, educação e tecnologias digitais

Show simple item record

dc.contributor.author Conte, Elaine
dc.contributor.author Habowski, Adilson Cristiano
dc.contributor.author Milbradt, Carla
dc.date.accessioned 2022-04-30T12:47:23Z
dc.date.available 2022-04-30T12:47:23Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.citation HABOWSKI, A. C. ; CONTE, E. ; MILBRADT, C. Inter-relações entre juventudes, educação e tecnologias digitais. Brazilian Journal of Development, [S.l], v. 5, n. 6, p. 6179-6196, 2019. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/1846. Acesso em: 09 arb. 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/2756
dc.description.abstract O estudo discute as inter-relações entre juventudes, educação e tecnologias digitais, cujo objetivo é analisar asrepercussões e dilemas que as novas tecnologias digitaistêm no processo educativo dos jovens. Estas tecnologias têm gerado mudanças socioculturais, políticas e produtivas, e que, portanto, necessitam ser compreendidas à luz dos múltiplos e complexos fatores que se desdobram ao longo dos tempos como forma de sociabilidade. Alguns autores chamam a atenção sobre o fato de que as tecnologias além de modificar as formas de linguagem, de comportamento e os modos de se relacionar dos sujeitos (laços de amizade e sociabilidade), também estabelecem inter-relações com as formações sociais, econômicas e culturais da vida. Trata-se de um discurso que vem desde o final do século XX e início do século XXI, correspondendo a um conjunto de transformações sociais e digitais. Os debates sobre a necessidade de uma conversação digital emanam por ocasião do avanço e propagação das tecnologias, da maior oferta de mercado para o consumo dos artefatos digitais, culminando numa expansão e utilização massiva das tecnologias como forma de ideologia. As aporias nos impulsionam para a busca do enfrentamento das formas de feitiço institucionalizadas, rumo à emancipação dos conhecimentos pela reconstrução intersubjetiva, gerando um agir e um pensar coletivos, através das possibilidades de discussões globais emergentes. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Brazilian Journal of Development pt_BR
dc.rights Open Access en_US
dc.subject Juventudes pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Tecnologias digitais pt_BR
dc.title Inter-relações entre juventudes, educação e tecnologias digitais pt_BR
dc.type Artigo pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account