DSpace Repository

Uma releitura de Montessori na Educação Infantil e os atravessamentos tecnológicos

Show simple item record

dc.contributor.author Conte, Elaine
dc.contributor.author Habowski, Adilson Cristiano
dc.date.accessioned 2022-04-30T12:50:13Z
dc.date.available 2022-04-30T12:50:13Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.citation HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. Uma releitura de Montessori na Educação Infantil e os atravessamentos tecnológicos. Revista Educaoline, Rio de Janeiro, v. 13, n. 3, p. 95-112, 2019. Disponível em: https://revistaeducaonline.eba.ufrj.br/edi%C3%A7%C3%B5es-anteriores/2019-3/uma-releitura-de-montessori-na-educa%C3%A7%C3%A3o-infantil-e-os-atravessamentos-tecno. Acesso em: 09 abr. 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/2757
dc.description.abstract Ancorados em bases hermenêuticas, o estudo versa sobre o método Montessori, que surge no contexto sociocultural do século XIX e rompe com alguns perfis relativos à educação, especialmente quando reclamados na contemporaneidade, com o uso das tecnologias digitais nos processos de educar. Defende-se que o autodesenvolvimento e a liberdade cooperativa da criança precisam repercutir no ambiente escolar, no sentido de fomentar a abertura sensível e plural às tecnologias, para que ela tenha garantido o desenvolvimento da inteligência cognitiva, emocional, afetiva e de sociabilidade desvelada pelas expressões artísticas e linguagens tecnológicas da formação humana. Os artefatos tecnológicos têm afetado as formas de se comunicar, pensar, agir, cooperar, alterando comportamentos, hábitos, laços de amizade e modos de conviver, transformando inclusive as formas como se efetivam as aprendizagens e as relações humanas. Entendemos, portanto, que é por meio da relação dialógica que se inicia o ato de ensinar e de aprender interativo, participativo e de (re)elaboração própria, em que há o envolvimento e a motivação para (re)conhecer interpretações diferentes, enquanto sujeitos de conhecimento, cujos gestos repercutem na história singular e plural reconstruídos ao longo das experiências culturais de interdependência no mundo. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Revista Educaoline pt_BR
dc.rights Open Access en_US
dc.subject Montessori pt_BR
dc.subject Desenvolvimento pt_BR
dc.subject Crianças pt_BR
dc.subject Tecnologia pt_BR
dc.title Uma releitura de Montessori na Educação Infantil e os atravessamentos tecnológicos pt_BR
dc.type Artigo pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account