dc.contributor.author |
Conte, Elaine |
|
dc.contributor.author |
Habowski, Adilson Cristiano |
|
dc.date.accessioned |
2022-04-30T13:25:50Z |
|
dc.date.available |
2022-04-30T13:25:50Z |
|
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.identifier.citation |
HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. As tecnologias digitais e o desenvolvimento da criatividade humana em questão. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 28, n. 3, p. 295-314, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/46740. Acesso em: 11 abr. 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/2764 |
|
dc.description.abstract |
O presente estudo, de abordagem hermenêutica
reconstrutiva, visa identificar as dimensões da
criatividade humana que servem para
potencializar as tecnologias nas práticas
educativas, pelo viés do reconhecimento da
participação criativa à renovação dos saberes, a
fim de reconstruir os processos de ensino e
aprendizagem. A valorização da criatividade
caminha com os ideais pedagógicos de renovação
das práticas educativas e pode ser concebida como
um potencial humano que expande horizontes de
recriação e não apenas de reprodução aplicada de
conhecimentos técnicos, o que dificulta a
mobilização do pensar e inibe a expressão criativa.
Concluímos que por meio dos recursos
tecnológicos em sala de aula é possível atuar e
reconstruir projetos pedagógicos, diante das
múltiplas possibilidades de aprender e produzir
conhecimentos no âmbito social, transformando os
contextos e manifestando os saberes necessários
às práticas educativas com as tecnologias. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Revista Temas em Educação |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Criatividade |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
As tecnologias digitais e o desenvolvimento da criatividade humana em questão |
pt_BR |
dc.type |
Artigo de periódico |
pt_BR |