DSpace Repository

A avaliação escolar como processo de ensino- aprendizagem

Show simple item record

dc.contributor.author Jung, Hildegard Susana
dc.contributor.author Almeida, Patricia Rodrigues
dc.contributor.author Pinto, Isadora Gobi
dc.date.accessioned 2022-05-12T19:22:27Z
dc.date.available 2022-05-12T19:22:27Z
dc.date.issued 2022
dc.identifier.citation GOBI, I.; ALMEIDA, P. R.; JUNG, H. S. A avaliação escolar como processo de ensino- aprendizagem. Revista Conhecimento & Diversidade, Canoas: Ed. Unilasalle, v. , p. , 2022. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/conhecimento_diversidade/article/view/9170. Acesso em: 12 maio 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/2812
dc.description.abstract O presente artigo versa sobre o conceito de avaliação como fator relevante nos processos de ensino e aprendizagem significativos. O objetivo do trabalho em questão é suscitar o debate em torno da importância do processo avaliativo no meio escolar. Para tanto, considera-se necessário contemplar seu contexto sóciohistórico, bem como dialogar com a prática pedagógica na construção epistemológica da aprendizagem significativa. O texto aprofunda os conceitos de avaliação formativa, somativa, mediadora e diagnóstica por meio das perspectivas de Hoffmann (2010), Abrahão (2004), Luckesi (2006) e Vasconcellos (1994; 2013). Entrelaça os conceitos descritos com a prática pedagógica e reflete acerca das defasagens avaliativas, as quais ocasionam uma escola classificatória e excludente. A metodologia, de abordagem qualitativa, conduz a uma pesquisa bibliográfica, que buscou seus dados em artigos e livros a respeito da temática, seguida de análise de conteúdo. Os resultados sinalizam que ainda há um longo caminho a ser percorrido para atingir uma aprendizagem significativa através do processo avaliativo. Compreende-se que este processo passa pelo olhar atento do educador para e com o educando. O processo de avaliação é profundo e necessita de constante reflexão, pois a partir dele o educador pode ser capaz de reinventar a sua prática e o estudante se compreende como indivíduo crítico-reflexivo em seu contexto. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Ed. Unilasalle pt_BR
dc.rights Open Access en_US
dc.subject Avaliação pt_BR
dc.subject Processos avaliativos pt_BR
dc.subject Práticas de ensino pt_BR
dc.subject Aprendizagem significativa pt_BR
dc.title A avaliação escolar como processo de ensino- aprendizagem pt_BR
dc.type Artigo de periódico pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account