dc.contributor.author |
Jung, Hildegard Susana |
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dc.contributor.author |
Almeida, Patricia Rodrigues |
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dc.contributor.author |
Pinto, Isadora Gobi |
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dc.date.accessioned |
2022-05-12T19:22:27Z |
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dc.date.available |
2022-05-12T19:22:27Z |
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dc.date.issued |
2022 |
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dc.identifier.citation |
GOBI, I.; ALMEIDA, P. R.; JUNG, H. S. A avaliação escolar como processo de ensino- aprendizagem. Revista Conhecimento & Diversidade, Canoas: Ed. Unilasalle, v. , p. , 2022. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/conhecimento_diversidade/article/view/9170. Acesso em: 12 maio 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/2812 |
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dc.description.abstract |
O presente artigo versa sobre o conceito de avaliação como fator relevante nos processos de ensino e
aprendizagem significativos. O objetivo do trabalho em questão é suscitar o debate em torno da importância
do processo avaliativo no meio escolar. Para tanto, considera-se necessário contemplar seu contexto sóciohistórico, bem como dialogar com a prática pedagógica na construção epistemológica da aprendizagem
significativa. O texto aprofunda os conceitos de avaliação formativa, somativa, mediadora e diagnóstica
por meio das perspectivas de Hoffmann (2010), Abrahão (2004), Luckesi (2006) e Vasconcellos (1994;
2013). Entrelaça os conceitos descritos com a prática pedagógica e reflete acerca das defasagens avaliativas,
as quais ocasionam uma escola classificatória e excludente. A metodologia, de abordagem qualitativa,
conduz a uma pesquisa bibliográfica, que buscou seus dados em artigos e livros a respeito da temática,
seguida de análise de conteúdo. Os resultados sinalizam que ainda há um longo caminho a ser percorrido
para atingir uma aprendizagem significativa através do processo avaliativo. Compreende-se que este
processo passa pelo olhar atento do educador para e com o educando. O processo de avaliação é profundo
e necessita de constante reflexão, pois a partir dele o educador pode ser capaz de reinventar a sua prática e
o estudante se compreende como indivíduo crítico-reflexivo em seu contexto. |
pt_BR |
dc.language.iso |
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pt_BR |
dc.publisher |
Ed. Unilasalle |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Avaliação |
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dc.subject |
Processos avaliativos |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas de ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem significativa |
pt_BR |
dc.title |
A avaliação escolar como processo de ensino- aprendizagem |
pt_BR |
dc.type |
Artigo de periódico |
pt_BR |