Abstract:
O presente estudo tem como tema “sexualidade e gênero na formação inicial”
e objetiva analisar se os currículos dos cursos de Pedagogia presencial, ofertados nas
universidades e faculdades da região metropolitana de Porto Alegre comtemplam disciplinas sobre sexualidade e gênero. Deste modo, refere-se a uma pesquisa de abordagem
qualitativa do tipo descritiva, com procedimentos técnicos de revisão de literatura. O
levantamento de materiais para análise dos currículos de Pedagogia presencial ocorreu
nos sites das próprias instituições, tendo como descritor “Sexualidade e Gênero” neste
processo de seleção. Para construção do referencial teórico buscou-se embasamento nos
seguintes autores: Silva (1995), Sacristán (2000), Perrenoud (2001), Silva (2005), Grandino e Nogueira (1987), Britzman (1996), Louro (2000), Trasferetti (2008), Xavier-filha
(2017), Foucault (2019), Soares e Monteiro (2019), Souza e Silva (2020) entre outros.
Os resultados indicam que poucas universidades e faculdades, em seus currículos, ofertam disciplinas sobre Sexualidade e Gênero. O que evidencia uma formação inicial que
precisa ser repensada, para fins de propiciar maior qualificação profissional aos docentes