DSpace Repository

Sexualidade e gênero: desafios na formação inicial em pedagogia

Show simple item record

dc.contributor.author Jung, Hildegard Susana
dc.contributor.author Souza, Marcos Rogério dos Santos
dc.contributor.author Silva, Denise Regina Quaresma da
dc.contributor.author Duarte, José Lucas Marques
dc.date.accessioned 2022-05-12T19:39:48Z
dc.date.available 2022-05-12T19:39:48Z
dc.date.issued 2022
dc.identifier.citation JUNG, H. S. et al. Sexualidade e gênero: desafios na formação inicial em pedagogia. Revista Extensão, Tocantins, v. 5, n.º 3, p. 16-27, 2022. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/6071/3433. Acesso em: 07 maio 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/2813
dc.description.abstract O presente estudo tem como tema “sexualidade e gênero na formação inicial” e objetiva analisar se os currículos dos cursos de Pedagogia presencial, ofertados nas universidades e faculdades da região metropolitana de Porto Alegre comtemplam disciplinas sobre sexualidade e gênero. Deste modo, refere-se a uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo descritiva, com procedimentos técnicos de revisão de literatura. O levantamento de materiais para análise dos currículos de Pedagogia presencial ocorreu nos sites das próprias instituições, tendo como descritor “Sexualidade e Gênero” neste processo de seleção. Para construção do referencial teórico buscou-se embasamento nos seguintes autores: Silva (1995), Sacristán (2000), Perrenoud (2001), Silva (2005), Grandino e Nogueira (1987), Britzman (1996), Louro (2000), Trasferetti (2008), Xavier-filha (2017), Foucault (2019), Soares e Monteiro (2019), Souza e Silva (2020) entre outros. Os resultados indicam que poucas universidades e faculdades, em seus currículos, ofertam disciplinas sobre Sexualidade e Gênero. O que evidencia uma formação inicial que precisa ser repensada, para fins de propiciar maior qualificação profissional aos docentes pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Revista Extensão pt_BR
dc.rights Open Access en_US
dc.subject Formação inicial pt_BR
dc.subject Currículos de pedagogia pt_BR
dc.subject Sexualidade e gênero pt_BR
dc.title Sexualidade e gênero: desafios na formação inicial em pedagogia pt_BR
dc.type Artigo de periódico pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account