dc.contributor.author |
Jung, Hildegard Susana |
|
dc.contributor.author |
Almeida, Patrícia Rodrigues de |
|
dc.contributor.author |
Silva, Louise de Quadros da |
|
dc.date.accessioned |
2022-05-12T22:43:26Z |
|
dc.date.available |
2022-05-12T22:43:26Z |
|
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.identifier.citation |
SILVA, L. Q.; JUNG, H. S.; ALMEIDA, P. R. Contribuições do PIBID para a redução do fracasso escolar: uma experiência no 3° ano do ensino fundamental. Revista de Extensão e Iniciação Científica da UNISOCIESC, Blumenau/SC, v. 8, n.º 2, p. 1-17, 2021. Disponível em: http://reis.unisociesc.com.br/index.php/reis/article/view/276/300. Acesso em: 09 maio 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/2821 |
|
dc.description.abstract |
O objetivo do presente estudo consiste em narrar a experiência docente enquanto supervisora de
acadêmicos do Pibid na escola pública, em um trabalho voltado à diminuição da taxa de reprovação no
3º ano do ensino fundamental. A metodologia, de abordagem qualitativa, encaixa-se num estudo de caso.
Os resultados apontam que: a) a presença dos docentes na escola é relevante, tanto para a sua formação
como futuro docente, quanto para os alunos mediados; b) o Programa possibilita a articulação entre teoria
e prática, num processo reflexivo, beneficiando a formação inicial e a formação permanente; c) o Pibid
potencializa a prática colaborativa e o compartilhamento de saberes; d) a aprendizagem mediada pelo
Programa contribui à modificabilidade cognitiva de ambos os envolvidos (docente e aluno), auxiliando
na redução do fracasso escolar; e) o Pibid potencializa a inclusão. Podemos concluir, portanto, que os
indicadores de reprovação se mostram minimizados. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Revista de Extensão e Iniciação Científica da UNISOCIESC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.subject |
PIBID |
pt_BR |
dc.subject |
Escola publica brasileira |
pt_BR |
dc.subject |
Algabetização |
pt_BR |
dc.title |
Contribuições do PIBID para a redução do fracasso escolar: uma experiência no 3° ano do ensino fundamental |
pt_BR |
dc.type |
Artigo de periódico |
pt_BR |