DSpace Repository

Universidade e inclusão: um estudo de caso sobre o acolhimento ao aluno

Show simple item record

dc.contributor.author Jung, Hildegard Susana
dc.contributor.author Souza, Mariana Pinkoski
dc.contributor.author Silva, Louise Quadros da
dc.contributor.author Fossatti, Paulo
dc.date.accessioned 2022-05-12T22:54:24Z
dc.date.available 2022-05-12T22:54:24Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.citation SOUZA, M. P. et al. Universidade e inclusão: um estudo de caso sobre o acolhimento ao aluno. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis/SC, v. 17, n.º único, p. 1-23, 2021. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/16215/13169. Acesso em: 09 maio 2022 pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/2822
dc.description.abstract A diversidade estudantil é uma realidade emergente nos contextos multiculturais e interculturais das universidades na atualidade. Estudantes universitários com especificidades e singularidades ingressam no ambiente educacional em busca de acolhimento, respeito e equidade. A governança universitária engajada nas políticas de inclusão deve arquitetar e amparar o estudante que planeja o ingresso ao mercado de trabalho. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi investigar como uma universidade brasileira acolhe o estudante considerado pela sociedade como diferente. Este artigo apresenta o delineamento qualitativo e consiste em um estudo de caso, por meio de questionário online, destinado à coordenação do Núcleo de atendimento ao estudante de uma instituição superior comunitária do Sul do Brasil. Os resultados deste estudo especificam que existe uma legislação que garante a inclusão, ressaltando também a importância de políticas de acolhimento, adaptação dos espaços físicos e profissionais especializados. A cultura da inclusão ainda é um desafio. As instituições de ensino superior devem estar de portas abertas para todos indivíduos e engajada em programas de acessibilidade, atuante com a comunidade acadêmica, investigando os espaços, as relações e as perspectivas, para modificar e incentivar possíveis ações que beneficiem não somente o acesso ao ensino superior, mas que promova continuamente um universo acolhedor. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Revista Educação, Artes e Inclusão pt_BR
dc.rights Open Access en_US
dc.subject Educação superior pt_BR
dc.subject Alunos diferentes pt_BR
dc.subject Diversidade pt_BR
dc.title Universidade e inclusão: um estudo de caso sobre o acolhimento ao aluno pt_BR
dc.type Artigo de periódico pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account