dc.contributor.author |
Jung, Hildegard Susana |
|
dc.contributor.author |
Souza, Mariana Pinkoski |
|
dc.contributor.author |
Silva, Louise Quadros da |
|
dc.contributor.author |
Fossatti, Paulo |
|
dc.date.accessioned |
2022-05-12T22:54:24Z |
|
dc.date.available |
2022-05-12T22:54:24Z |
|
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.identifier.citation |
SOUZA, M. P. et al. Universidade e inclusão: um estudo de caso sobre o acolhimento ao aluno. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis/SC, v. 17, n.º único, p. 1-23, 2021. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/16215/13169. Acesso em: 09 maio 2022 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/2822 |
|
dc.description.abstract |
A diversidade estudantil é uma realidade emergente nos contextos multiculturais e
interculturais das universidades na atualidade. Estudantes universitários com
especificidades e singularidades ingressam no ambiente educacional em busca de
acolhimento, respeito e equidade. A governança universitária engajada nas políticas de
inclusão deve arquitetar e amparar o estudante que planeja o ingresso ao mercado de
trabalho. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi investigar como uma universidade
brasileira acolhe o estudante considerado pela sociedade como diferente. Este artigo
apresenta o delineamento qualitativo e consiste em um estudo de caso, por meio de
questionário online, destinado à coordenação do Núcleo de atendimento ao estudante de
uma instituição superior comunitária do Sul do Brasil. Os resultados deste estudo
especificam que existe uma legislação que garante a inclusão, ressaltando também a
importância de políticas de acolhimento, adaptação dos espaços físicos e profissionais
especializados. A cultura da inclusão ainda é um desafio. As instituições de ensino superior
devem estar de portas abertas para todos indivíduos e engajada em programas de
acessibilidade, atuante com a comunidade acadêmica, investigando os espaços, as relações
e as perspectivas, para modificar e incentivar possíveis ações que beneficiem não somente
o acesso ao ensino superior, mas que promova continuamente um universo acolhedor. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Revista Educação, Artes e Inclusão |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Educação superior |
pt_BR |
dc.subject |
Alunos diferentes |
pt_BR |
dc.subject |
Diversidade |
pt_BR |
dc.title |
Universidade e inclusão: um estudo de caso sobre o acolhimento ao aluno |
pt_BR |
dc.type |
Artigo de periódico |
pt_BR |