dc.contributor.author |
Jung, Hildegard Susana |
|
dc.contributor.author |
Almeida, Patrícia Rodrigues de |
|
dc.contributor.author |
Silva, Louise de Quadros da |
|
dc.date.accessioned |
2022-05-12T22:59:03Z |
|
dc.date.available |
2022-05-12T22:59:03Z |
|
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.identifier.citation |
ALMEIDA, P. R.; JUNG, H. S.; SILVA, L. Q. Retorno às aulas: entre o ensino presencial e o ensino a distância, novas tendências. Revista Prâksis, Novo Hamburgo/RS, v. 18, n.º 3, p. 96-112, 2021. Disponível em: https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2556/2933. Acesso em: 09 maio 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/2823 |
|
dc.description.abstract |
O tema do artigo versa sobre o ensino presencial e o ensino a distância, e também sobre o retorno às
aulas após a pandemia do coronavírus, o qual será um desafio para os professores. A partir deste cenário,
o estudo tem como objetivo refletir sobre o retorno às aulas e as possíveis tendências do ensino nas
escolas municipais de ensino fundamental no município de Canoas no estado do Rio Grande do Sul. A
abordagem metodológica desta pesquisa é qualitativa e caracteriza-se como uma revisão de literatura a
partir de livros e artigos científicos dos últimos 5 anos. O referencial teórico da pesquisa ampara-se em
autores como Moran (2015), Fürh (2019), Santana e Sales (2020), Horn e Staker (2015). Os resultados
sinalizam que a pandemia da Covid-19 acelerou os processos de inovação nas escolas municipais de
educação básica modificando os meios de ensino-aprendizagem. Entendemos que neste novo paradigma
surge a educação digital com ênfase na alfabetização digital, personalizada e coletiva: o ensino híbrido. |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.publisher |
Revista Prâksis |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino híbrido |
pt_BR |
dc.subject |
Retorno às aulas |
pt_BR |
dc.subject |
Presencial e à distância |
pt_BR |
dc.subject |
Tendências educacionais |
pt_BR |
dc.title |
Retorno às aulas: entre o ensino presencial e o ensino a distância, novas tendências |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |