DSpace Repository

Retorno às aulas: entre o ensino presencial e o ensino a distância, novas tendências

Show simple item record

dc.contributor.author Jung, Hildegard Susana
dc.contributor.author Almeida, Patrícia Rodrigues de
dc.contributor.author Silva, Louise de Quadros da
dc.date.accessioned 2022-05-12T22:59:03Z
dc.date.available 2022-05-12T22:59:03Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.citation ALMEIDA, P. R.; JUNG, H. S.; SILVA, L. Q. Retorno às aulas: entre o ensino presencial e o ensino a distância, novas tendências. Revista Prâksis, Novo Hamburgo/RS, v. 18, n.º 3, p. 96-112, 2021. Disponível em: https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2556/2933. Acesso em: 09 maio 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/2823
dc.description.abstract O tema do artigo versa sobre o ensino presencial e o ensino a distância, e também sobre o retorno às aulas após a pandemia do coronavírus, o qual será um desafio para os professores. A partir deste cenário, o estudo tem como objetivo refletir sobre o retorno às aulas e as possíveis tendências do ensino nas escolas municipais de ensino fundamental no município de Canoas no estado do Rio Grande do Sul. A abordagem metodológica desta pesquisa é qualitativa e caracteriza-se como uma revisão de literatura a partir de livros e artigos científicos dos últimos 5 anos. O referencial teórico da pesquisa ampara-se em autores como Moran (2015), Fürh (2019), Santana e Sales (2020), Horn e Staker (2015). Os resultados sinalizam que a pandemia da Covid-19 acelerou os processos de inovação nas escolas municipais de educação básica modificando os meios de ensino-aprendizagem. Entendemos que neste novo paradigma surge a educação digital com ênfase na alfabetização digital, personalizada e coletiva: o ensino híbrido. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.publisher Revista Prâksis pt_BR
dc.subject Ensino híbrido pt_BR
dc.subject Retorno às aulas pt_BR
dc.subject Presencial e à distância pt_BR
dc.subject Tendências educacionais pt_BR
dc.title Retorno às aulas: entre o ensino presencial e o ensino a distância, novas tendências pt_BR
dc.type Other pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account