dc.contributor.author |
Jung, Hildegard Susana |
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dc.contributor.author |
Luz, Charlene Bitencourt Soster |
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dc.contributor.author |
Almeida, Patrícia Rodrigues de |
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dc.contributor.author |
Fossatti, Paulo |
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dc.date.accessioned |
2022-05-12T23:07:51Z |
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dc.date.available |
2022-05-12T23:07:51Z |
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dc.date.issued |
2021 |
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dc.identifier.citation |
ALMEIDA, P. R. et al. Relações no ambiente escolar pós-pandemia: enfrentamentos na volta às aulas presenciais. Revista Actualidades Investigativas en Educación, San José/Costa Rica, v. 21, n.º3, p. 1-36, 2021. Disponível em: https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/aie/article/view/46287. Acesso em: 09 maio 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/2824 |
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dc.description.abstract |
: Esse estudo tem a intenção de trazer algumas reflexões sobre como irão se dar as relações no ambiente
escolar, nas escolas de ensino fundamental, no período pós-pandemia. O ambiente no retorno às aulas necessitará
de alguns enfrentamentos devido ao distanciamento social ocasionado pela COVID-19. A abordagem metodológica
utilizada é qualitativa com estudo de casos múltiplos de escolas municipais de ensino fundamental da cidade de
Canoas no estado do Rio Grande do Sul. A coleta de dados deu-se com o envio de questionário para docentes
dessas instituições. Foi utilizada a Análise de Conteúdo de Bardin para analisar os resultados obtidos no
questionário. Como resultado, percebemos a importância de pensarmos as relações na volta às aulas, no ambiente
escolar, visto que enfrentamos um momento de ineditismo e incertezas. Então, como principais resultados da
pesquisa constatamos que 89% das pessoas participantes desta pesquisa pretendem aproveitar algum método
ativo de ensino e aprendizagem na pós-pandemia; 91,1% acreditam na importância de trabalhar questões
comportamentais em sala de aula; 82,1% têm receio de enfrentar as demandas de defasagem na aprendizagem
utilizando o ensino híbrido. Portanto, a pandemia proporcionou o desenvolvimento profissional docente, apesar da
perda do contato presencial, que será retomado para o retorno às aulas presenciais, quando serão levadas também
as experiências vividas, juntamente com o trabalho nas questões comportamentais. Além disso, é perceptível que
existe ansiedade quanto ao ensino híbrido. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Revista Actualidades Investigativas en Educación |
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dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Assistência escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Pandemia |
pt_BR |
dc.subject |
Aulas |
pt_BR |
dc.title |
Relações no ambiente escolar pós-pandemia: enfrentamentos na volta às aulas presenciais |
pt_BR |
dc.type |
Artigo de periódico |
pt_BR |