DSpace Repository

Saberes emergentes do período pandêmico no curso de pedagogia: percepções discentes sobre o uso de tecnologias de informação e comunicação na educação

Show simple item record

dc.contributor.author Jung, Hildegard Susana
dc.contributor.author Meinhardt, Moana
dc.contributor.author Vaz, Douglas
dc.date.accessioned 2022-05-12T23:16:09Z
dc.date.available 2022-05-12T23:16:09Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.citation MEINHARDT, M. ; VAZ, D.; JUNG, H. S. Saberes emergentes do período pandêmico no curso de pedagogia: percepções discentes sobre o uso de tecnologias de informação e comunicação na educação. Revista Devir Educação, Lavras/MG, Edição Especial, p. 227-246, 2021. Disponível em: http://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/413/227. Acesso em: 09 maio 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/2825
dc.description.abstract Para muitos setores da sociedade, o ano de 2020 foi um divisor de águas no que se refere aos percursos e perspectivas até então adotados. Na educação básica, a pandemia mostrou uma fragilidade no que se refere à utilização de tecnologias digitais, ocasionada por falta de estrutura e/ou lacunas na formação de professores. Na educação superior, em pouco tempo professores tiveram que “virar a chave”, reorganizando o processo ensino-aprendizagem, mediante a inserção de tecnologias de informação e comunicação que garantissem a interação com os estudantes e entre estes. Diante dessa situação, o presente estudo de caso teve como objetivo analisar os aspectos da formação docente que, na concepção dos estudantes de um curso de Pedagogia presencial de uma universidade comunitária da região metropolitana de Porto Alegre, RS, foram potencializados a partir da união entre educação e tecnologias, durante a pandemia da Covid-19. O levantamento dos dados foi realizado a partir do envio de questionário on-line aos acadêmicos. A partir da análise, verifica-se a aceleração, por conta da pandemia, da inserção e utilização das tecnologias de informação e comunicação nas diferentes disciplinas do curso de Pedagogia; a desacomodação dos docentes no que se refere às suas práticas pedagógicas; e a suscitação de novos saberes docentes alinhados às demandas da educação contemporânea. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Revista Devir Educação pt_BR
dc.rights Open Access en_US
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Tecnologias de informação e comunicação pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Inovação pt_BR
dc.subject Docência pt_BR
dc.title Saberes emergentes do período pandêmico no curso de pedagogia: percepções discentes sobre o uso de tecnologias de informação e comunicação na educação pt_BR
dc.type Artigo de periódico pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account