dc.contributor.author |
Jung, Hildegard Susana |
|
dc.contributor.author |
Nogaro, Arnaldo |
|
dc.date.accessioned |
2022-05-12T23:31:53Z |
|
dc.date.available |
2022-05-12T23:31:53Z |
|
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.identifier.citation |
NOGARO, A.; JUNG, H. S. Há lugar para a teoria de Paulo Freire na pedagogia universitária contemporânea? Revista Docencia do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 11, e034884, p. 1-17, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/34884/28846. Acesso em: 09 maio 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/2826 |
|
dc.description.abstract |
Este artigo resulta de pesquisa teórica, de natureza qualitativa, com o objetivo de responder
ao questionamento: há lugar para a teoria de Freire na pedagogia universitária
contemporânea? No ano de 2021 comemora-se o centenário de nascimento do patrono da
educação brasileira. Com base nas suas obras e em outras que tratam da pedagogia
universitária, argumenta-se na direção de construir pontes entre elas. Traz-se à discussão
alguns conceitos que se encontram diluídos na teoria de Freire, além de construir
argumentos para demonstrar que ainda há muito por aprender e por compreender a seu
respeito. A opção pelos conceitos apresentados não foi aleatória: fez-se com base na
experiência acadêmica dos autores e no conhecimento que possuem da obra do pensador,
acreditando que eles representam aspectos importantes de um perfil docente esperado para
atuar na docência universitária. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Revista Docencia do Ensino Superior |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Pedagogia universitária |
pt_BR |
dc.subject |
Teoria de Freire |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
Há lugar para a teoria de Paulo Freire na pedagogia universitária contemporânea? |
pt_BR |