dc.contributor.author |
Jung, Hildegard Susana |
|
dc.contributor.author |
Duarte, José Lucas Marques |
|
dc.contributor.author |
Silva, Louise de Quadros da |
|
dc.date.accessioned |
2022-05-14T00:08:06Z |
|
dc.date.available |
2022-05-14T00:08:06Z |
|
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.identifier.citation |
JUNG, H. S.; DUARTE, J. L. M.; SILVA, L. Q. Desenvolvimento da autonomia discente: implicações no currículo. Revista Humanidades & Inovação, Palmas/TO, v. 7, n.º 8, p. 244-257, 2020. Disponível em: file:///C:/Users/03885479010/Downloads/2126-Texto% 20do% 20artigo-10051-1-10-20200522.pdf. Acesso em: 10 maio 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/2833 |
|
dc.description.abstract |
Esta pesquisa tem por objetivo apresentar uma
revisão de literatura referente ao incentivo à autonomia
e ao protagonismo do discente, a partir do currículo.
Para tal, realizamos um estudo qualitativo, considerando
as orientações de Laurence Bardin, desde as primeiras
leituras até a análise e inferência dos resultados da
pesquisa. Dentre os principais resultados destacamos
sobre o currículo: Possui marcas multirreferenciais que
acentuam o seu caráter dinâmico e interativo; Precisa
levar em consideração as características dos indivíduos,
concedendo o protagonismo destes no respectivo
desenvolvimento formativo; e, por fim, entendemos
que o currículo que leva à autonomia precisa pautarse no diálogo e na formação do pensamento crítico.
Dessa maneira, indicamos como considerações finais
que os estudos curriculares se recobrem de certa
complexidade no contexto contemporâneo, e carecem
de ser abordados e considerados no núcleo das ciências
da educação e das ciências sociais. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Revista Humanidades & Inovação |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Currículo |
pt_BR |
dc.subject |
Curso de pedagogia |
pt_BR |
dc.subject |
Autonomia docente |
pt_BR |
dc.title |
Desenvolvimento da autonomia discente: implicações no currículo |
pt_BR |
dc.type |
Artigo de periódico |
pt_BR |