DSpace Repository

Desenvolvimento da autonomia discente: implicações no currículo

Show simple item record

dc.contributor.author Jung, Hildegard Susana
dc.contributor.author Duarte, José Lucas Marques
dc.contributor.author Silva, Louise de Quadros da
dc.date.accessioned 2022-05-14T00:08:06Z
dc.date.available 2022-05-14T00:08:06Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.citation JUNG, H. S.; DUARTE, J. L. M.; SILVA, L. Q. Desenvolvimento da autonomia discente: implicações no currículo. Revista Humanidades & Inovação, Palmas/TO, v. 7, n.º 8, p. 244-257, 2020. Disponível em: file:///C:/Users/03885479010/Downloads/2126-Texto% 20do% 20artigo-10051-1-10-20200522.pdf. Acesso em: 10 maio 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/2833
dc.description.abstract Esta pesquisa tem por objetivo apresentar uma revisão de literatura referente ao incentivo à autonomia e ao protagonismo do discente, a partir do currículo. Para tal, realizamos um estudo qualitativo, considerando as orientações de Laurence Bardin, desde as primeiras leituras até a análise e inferência dos resultados da pesquisa. Dentre os principais resultados destacamos sobre o currículo: Possui marcas multirreferenciais que acentuam o seu caráter dinâmico e interativo; Precisa levar em consideração as características dos indivíduos, concedendo o protagonismo destes no respectivo desenvolvimento formativo; e, por fim, entendemos que o currículo que leva à autonomia precisa pautarse no diálogo e na formação do pensamento crítico. Dessa maneira, indicamos como considerações finais que os estudos curriculares se recobrem de certa complexidade no contexto contemporâneo, e carecem de ser abordados e considerados no núcleo das ciências da educação e das ciências sociais. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Revista Humanidades & Inovação pt_BR
dc.rights Open Access en_US
dc.subject Currículo pt_BR
dc.subject Curso de pedagogia pt_BR
dc.subject Autonomia docente pt_BR
dc.title Desenvolvimento da autonomia discente: implicações no currículo pt_BR
dc.type Artigo de periódico pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account