dc.contributor.author |
Jung, Hildegard Susana |
|
dc.contributor.author |
Silva, Louise da de Quadros da |
|
dc.contributor.author |
Pinto, Isadora Gobi |
|
dc.date.accessioned |
2022-05-14T12:40:12Z |
|
dc.date.available |
2022-05-14T12:40:12Z |
|
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.identifier.citation |
GOBI, I.; JUNG, H. S.; SILVA, L. Q. Ensino de ciências na infância: a percepção da prática docente. Revista Ciências em Foco, Campinas/SP, v. 13, e020012, p. 1-19, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/14409/9424. Acesso em: 10 maio 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/2840 |
|
dc.description.abstract |
O ensino de ciências na infância é um assunto que precisa ser discutido, por isso, o
presente texto apresenta essa temática a partir da prática docente em uma vivência
chamada Projeto Pequenos Cientistas. Nosso objetivo consiste em refletir sobre o
potencial do ensino de ciências na infância, especialmente no ambiente escolar, para a
construção de cidadãos críticos e conscientes ecologicamente. Realizamos um relato de
experiência com observações durante o ano de 2018, período no qual as práticas
pedagógicas foram voltadas para a compreensão do ensino de ciências na educação
infantil. Dentre os resultados apontamos para a dificuldade da instituição e a defasagem
na formação dos professores para abordar efetivamente esta temática. Além disso,
percebemos a importância do ensino de ciências na educação infantil pela sua
significativa implicância na percepção das crianças. Consideramos que a abordagem do
ensino de ciências precisa partir da realidade de cada educando, tornando-a significativa. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Revista Ciências em Foco |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Ciências naturais |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de ciências |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Professor pesquisador |
pt_BR |
dc.title |
Ensino de ciências na infância: a percepção da prática docente |
pt_BR |
dc.type |
Artigo de periódico |
pt_BR |