Abstract:
O presente artigo tem como objetivo discorrer sobre as contribuições da
música enquanto facilitadora do processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de um
relato de experiência docente de Estágio Supervisionado com um grupo de crianças da
Educação Infantil Jardim B. Os resultados apontam para: a) o significativo papel da
música para a formação integral do sujeito, reverenciando os valores culturais; b) a
música enquanto difusora do senso estético e promotora da sociabilidade e
expressividade no processo educativo; c) a compreensão dos sentidos integradores,
participativos e de cooperação que a música promove, auxiliando o trabalho pedagógico
com o desenvolvimento motor, a sincronia e os movimentos. Conclui-se que, além da
preocupação com o aprendizado, o importante é propiciar, por meio da musicalização,
modificações internas que levem ao crescimento do indivíduo. Essa forma de abordar a
prática da música pode servir para a formação do professor, mas, antes de tudo, ele tem
de acreditar na metodologia com a qual pretende trabalhar e munir-se de suas ideias,
para, assim ter condições de atuar adequadamente.