dc.contributor.author |
Jung, Hildegard Susana |
|
dc.contributor.author |
Lima, Diandra Tábata Nunes |
|
dc.contributor.author |
Silva, Mônica Gonçalves da |
|
dc.date.accessioned |
2022-05-16T16:55:07Z |
|
dc.date.available |
2022-05-16T16:55:07Z |
|
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.identifier.citation |
SILVA, M. G.; LIMA, D. T. N.; JUNG, H. S. Cantar, divertir-se, aprender: um relato de experiência docente com música. Educa: Revista Multidisciplinar em Educação, Porto Velho/RO, v. 6, n.º 14, p. 178-191, 2019. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3099/2778. Acesso em: 10 maio 2022 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/2848 |
|
dc.description.abstract |
O presente artigo tem como objetivo discorrer sobre as contribuições da
música enquanto facilitadora do processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de um
relato de experiência docente de Estágio Supervisionado com um grupo de crianças da
Educação Infantil Jardim B. Os resultados apontam para: a) o significativo papel da
música para a formação integral do sujeito, reverenciando os valores culturais; b) a
música enquanto difusora do senso estético e promotora da sociabilidade e
expressividade no processo educativo; c) a compreensão dos sentidos integradores,
participativos e de cooperação que a música promove, auxiliando o trabalho pedagógico
com o desenvolvimento motor, a sincronia e os movimentos. Conclui-se que, além da
preocupação com o aprendizado, o importante é propiciar, por meio da musicalização,
modificações internas que levem ao crescimento do indivíduo. Essa forma de abordar a
prática da música pode servir para a formação do professor, mas, antes de tudo, ele tem
de acreditar na metodologia com a qual pretende trabalhar e munir-se de suas ideias,
para, assim ter condições de atuar adequadamente. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Educa: Revista Multidisciplinar em Educação |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Estágio supervisionado |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino pela música |
pt_BR |
dc.subject |
Formação integral |
pt_BR |
dc.subject |
Trabalho pedagógico |
pt_BR |
dc.title |
Cantar, divertir-se, aprender: um relato de experiência docente com música |
pt_BR |
dc.type |
Artigo de periódico |
pt_BR |