Abstract:
A educação não é um corpo isolado e já não há espaço para uma instituição transmissora de conteúdo.
Torna-se necessário ressignificar-se, adentrar numa nova dimensão, voltada a atender demandas de maior
complexidade. Nesse contexto, o trabalho tem o objetivo de refletir acerca da função social do ensino, à
luz dos paradigmas da educação. É um estudo bibliográfico, de caráter qualitativo, a partir dos escritos de
Kuhn, (2006); Marques, (1992); Santos, (2010), além de outros autores. Os resultados apontam que é
premente que se faça uma revisão dos conceitos e dos valores que durante séculos estiveram a nortear o
ensino, dissociando-o da vida humana. O novo paradigma educacional deverá superar visões
fragmentadas, compartimentadas, tais como: corpo/mente; indivíduo/grupo; sujeito/objeto;
professor/aluno; normal/anormal. A educação precisa estar em movimento, acompanhando a caminhada
da sociedade, em um mundo cada vez mais complexo, competitivo e imprevisível.