DSpace Repository

Mal-estar docente: das contribuições da literatura à compreensão de um problema de pesquisa.

Show simple item record

dc.contributor.author Silva, Gilberto Ferreira da
dc.contributor.author Silva, Marlova Gross da
dc.date.accessioned 2022-05-18T23:38:12Z
dc.date.available 2022-05-18T23:38:12Z
dc.date.issued 2022
dc.identifier.citation SILVA, M. G.; SILVA, G. F. Mal-estar docente: das contribuições da literatura à compreensão de um problema de pesquisa. Revista Triângulo, Uberaba/MG, v. 15, n. 1, p. 1–16, 2022. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/5519. Acesso em: 04 maio 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/2909
dc.description.abstract Este trabalho tem por objetivo compreender como se movimentam as discussões e o que aportam ao universo dos estudos sobre mal-estar docente. Recorre-se ao Banco de teses da Capes, contemplando um período de cinco anos (2015 a 2020) para produzir o levantamento. Amparados na perspectiva dos estudos, do tipo estado da arte ou revisão de literatura, buscou-se pela análise, selecionar produções que pudessem evidenciar contribuições à área de interesse. Lançamos mão da Análise de Conteúdo, preconizada por Bardin, para a realização do tratamento dos dados. O comprometimento da saúde dos docentes é um fator que emergiu com ênfase entre as pesquisas analisadas. Dentre os resultados dos estudos salienta-se de um lado, saúde ocupacional, sintomas mentais, depressão e medicalização e, de outro, a aposta em uma formação continuada que reconheça o trabalho intelectual do profissional como algo inerente ao trabalho. Apostando no diálogo onde a horizontalidade se impõe como um princípio formativo direcionando a escola para um espaço de exercício autoral da profissão. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Revista Triângulo pt_BR
dc.rights Open Access en_US
dc.subject Formação Continuada pt_BR
dc.subject Mal-estar docente pt_BR
dc.subject Educação Básica pt_BR
dc.subject Escola Pública pt_BR
dc.title Mal-estar docente: das contribuições da literatura à compreensão de um problema de pesquisa. pt_BR
dc.type Artigo de periódico pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account