Abstract:
Este trabalho tem por objetivo compreender como se movimentam as discussões e o que aportam ao universo dos
estudos sobre mal-estar docente. Recorre-se ao Banco de teses da Capes, contemplando um período de cinco anos
(2015 a 2020) para produzir o levantamento. Amparados na perspectiva dos estudos, do tipo estado da arte ou
revisão de literatura, buscou-se pela análise, selecionar produções que pudessem evidenciar contribuições à área
de interesse. Lançamos mão da Análise de Conteúdo, preconizada por Bardin, para a realização do tratamento dos
dados. O comprometimento da saúde dos docentes é um fator que emergiu com ênfase entre as pesquisas
analisadas. Dentre os resultados dos estudos salienta-se de um lado, saúde ocupacional, sintomas mentais,
depressão e medicalização e, de outro, a aposta em uma formação continuada que reconheça o trabalho intelectual
do profissional como algo inerente ao trabalho. Apostando no diálogo onde a horizontalidade se impõe como um
princípio formativo direcionando a escola para um espaço de exercício autoral da profissão.