DSpace Repository

Formação continuada de professores: intelectuais na docência criando cultura autoformativa em rede, na rede e com a rede.

Show simple item record

dc.contributor.author Silva, Gilberto Ferreira da
dc.contributor.author Machado, Juliana Aquino
dc.date.accessioned 2022-05-18T23:44:17Z
dc.date.available 2022-05-18T23:44:17Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.citation SILVA, G. F.; MACHADO, J. A. Formação continuada de professores: intelectuais na docência criando cultura autoformativa em rede, na rede e com a rede. Revista Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 18, n. 52, p. 180-200, 2021. Disponível em: http://revistaadmmade.estacio.br/index.php/reeduc/article/viewArticle/6090. Acesso em: 04 maio 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/2911
dc.description.abstract O presente artigo parte da análise de aspectos observados no âmbito do desenvolvimento do Projeto Saberes em Diálogo, no município de Canoas/RS. Tem por objetivo principal refletir sobre o lugar ocupado pelos Grupos de Estudo, organizados como uma das estratégias formativas desenvolvidas no âmbito do Projeto. Toma como referência aspectos evidenciados pela literatura nacional e internacional no campo da formação de professores, com ênfase à formação continuada, procurando situar as análises desde essas contribuições. Autores latino-americanos como a chilena Arévalo, a uruguaia Vaillant, por exemplo, servem de aporte para a interpretação dos dados. Descreve-se o contexto de criação e execução do Projeto, em seguida aborda especificamente os aspectos relativos à estratégia de criação dos grupos de estudo e seu funcionamento. Para as análises, utilizouse de registros escritos produzidos pelos integrantes da Comissão Coordenadora do Projeto e de anotações do Diário de Bordo dos autores, integrantes deste mesmo grupo. A partir das análises dos registros e da experiência vivenciada, foi possível destacar dois elementos: por um lado, o sentimento de pertencimento a um projeto e a um grupo, traduzido no fazer ativo e colaborativo e, por outro lado, a materialização de um espaço de troca e escuta dos saberes próprios da docência, na perspectiva de um trabalho horizontal que se efetiva entre os professores, gestores e acadêmicos. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Revista Educação e Cultura Contemporânea pt_BR
dc.rights Open Access en_US
dc.subject Cultura autoformativa pt_BR
dc.subject Formação continuada de professores pt_BR
dc.subject Professor intelectual pt_BR
dc.title Formação continuada de professores: intelectuais na docência criando cultura autoformativa em rede, na rede e com a rede. pt_BR
dc.type Artigo de periódico pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account