dc.contributor.author |
Silva, Gilberto Ferreira da |
|
dc.contributor.author |
Machado, Juliana Aquino |
|
dc.date.accessioned |
2022-05-18T23:44:17Z |
|
dc.date.available |
2022-05-18T23:44:17Z |
|
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.identifier.citation |
SILVA, G. F.; MACHADO, J. A. Formação continuada de professores: intelectuais na docência criando cultura autoformativa em rede, na rede e com a rede. Revista Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 18, n. 52, p. 180-200, 2021. Disponível em: http://revistaadmmade.estacio.br/index.php/reeduc/article/viewArticle/6090. Acesso em: 04 maio 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/2911 |
|
dc.description.abstract |
O presente artigo parte da análise de aspectos observados no âmbito do desenvolvimento
do Projeto Saberes em Diálogo, no município de Canoas/RS. Tem por objetivo principal
refletir sobre o lugar ocupado pelos Grupos de Estudo, organizados como uma das
estratégias formativas desenvolvidas no âmbito do Projeto. Toma como referência
aspectos evidenciados pela literatura nacional e internacional no campo da formação de
professores, com ênfase à formação continuada, procurando situar as análises desde essas
contribuições. Autores latino-americanos como a chilena Arévalo, a uruguaia Vaillant, por
exemplo, servem de aporte para a interpretação dos dados. Descreve-se o contexto de
criação e execução do Projeto, em seguida aborda especificamente os aspectos relativos à
estratégia de criação dos grupos de estudo e seu funcionamento. Para as análises, utilizouse de registros escritos produzidos pelos integrantes da Comissão Coordenadora do
Projeto e de anotações do Diário de Bordo dos autores, integrantes deste mesmo grupo. A
partir das análises dos registros e da experiência vivenciada, foi possível destacar dois
elementos: por um lado, o sentimento de pertencimento a um projeto e a um grupo,
traduzido no fazer ativo e colaborativo e, por outro lado, a materialização de um espaço de
troca e escuta dos saberes próprios da docência, na perspectiva de um trabalho horizontal
que se efetiva entre os professores, gestores e acadêmicos. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Revista Educação e Cultura Contemporânea |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Cultura autoformativa |
pt_BR |
dc.subject |
Formação continuada de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Professor intelectual |
pt_BR |
dc.title |
Formação continuada de professores: intelectuais na docência criando cultura autoformativa em rede, na rede e com a rede. |
pt_BR |
dc.type |
Artigo de periódico |
pt_BR |