dc.contributor.author |
Silva, Gilberto Ferreira da |
|
dc.contributor.author |
Casagrande, Cledes Antonio |
|
dc.contributor.author |
Flores, Cristine Gabriela De Campos |
|
dc.contributor.author |
Gomes, Luana Barth |
|
dc.date.accessioned |
2022-05-19T00:02:48Z |
|
dc.date.available |
2022-05-19T00:02:48Z |
|
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.identifier.citation |
GOMES, L. B. et al. Por uma escola intercultural: a sala de aula como lugar de muitas histórias. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 46, n. 1, p. 95–112, 2021. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/65079. Acesso em: 04 maio 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/2913 |
|
dc.description.abstract |
: Este artigo aborda a temática da colonialidade na Educação Básica e tem
como objetivo discutir a maneira como a escola brasileira tem participado na
reprodução de uma única perspectiva histórica, a eurocêntrica. Para isso,
estabelece um diálogo hermenêutico a partir de conceitos e reflexões de autores
decoloniais, os quais defendem a produção de um pensamento desde o sul.
Sugere-se a pedagogia decolonial como um dos caminhos para se chegar a outros
conhecimentos, narrativas e cosmovisões. Tal dinâmica implica um diálogo crítico
sobre os conhecimentos, modos de pensar do mundo ocidental e uma abertura
aos povos originários e afrodiaspóricos em terras americanas. Por fim, defende-se a
proposta de uma educação intercultural, que tenha como base a pluralidade e a
ancestralidade de seus povos. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Revista Inter Ação |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Colonialidade |
pt_BR |
dc.subject |
Educação decolonial |
pt_BR |
dc.subject |
Educação intercultural |
pt_BR |
dc.subject |
Geoepistemologia |
pt_BR |
dc.title |
Por uma escola intercultural: a sala de aula como lugar de muitas histórias |
pt_BR |
dc.type |
Artigo de periódico |
pt_BR |