dc.contributor.author |
Silva, Gilberto Ferreira da |
|
dc.contributor.author |
Gonzaga, Jorge Luis Ayres |
|
dc.date.accessioned |
2022-05-19T00:13:01Z |
|
dc.date.available |
2022-05-19T00:13:01Z |
|
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.identifier.citation |
SILVA, G. F.; GONZAGA, J. L. A. Razão, raça e descolonialidade, exigências atuais para velhas questões. Apontamentos na e para a educação. RUNA, Buenos Aires, Argentina, v. 42, n. 1, p. 301-313, 2021. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/1808/180867050017/html/. Acesso em: 04 maio 2022 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/2915 |
|
dc.description.abstract |
Este trabalho tem por objetivo recolocar o debate sobre a ideia de raça que
aliada à noção de razão, permite compreender o processo de usurpação de
povos, culturas e bens daqueles que sofreram a experiência da colonização,
igualmente realizam-se algumas aproximações ao campo da educação tomando a perspectiva descolonial como propulsora para a reflexão. Tomamos por
referência em nossas análises o contexto latino-americano. Busca-se nos aportes
e contribuições teóricas que se nutrem da ideia de de(s)colonialidade para
amparar as análises. Estes aportes, ainda que relativamente recentes, possibilitam produzir deslocamentos geoepistêmicos e recolocar aspectos históricos
na ênfase que merecem. Portanto, defende-se a ideia da necessidade de um
revisitar da educação desde o ponto de vista mais amplo até o investimento
em estudos e propostas que viabilizem a produção de conhecimentos outros,
coadunados com a realidade dos povos e culturas próprios da Abya Yala |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
RUNA |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Descolonialidade do poder |
pt_BR |
dc.subject |
Razão eurocêntrica |
pt_BR |
dc.subject |
Raça |
pt_BR |
dc.subject |
Educação e descolonialidade |
pt_BR |
dc.subject |
Epistemologia decolonial |
pt_BR |
dc.title |
Razão, raça e descolonialidade, exigências atuais para velhas questões |
pt_BR |
dc.type |
Artigo de periódico |
pt_BR |