DSpace Repository

Formação continuada de professores iniciantes na profissão: contribuições do projeto “saberes em diálogo”

Show simple item record

dc.contributor.author Silva, Gilberto Ferreira da
dc.contributor.author Machado, Juliana Aquino
dc.contributor.author Silva, Ana Paula da
dc.contributor.author Silva, Juliana Cristina da
dc.date.accessioned 2022-05-19T00:21:37Z
dc.date.available 2022-05-19T00:21:37Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.citation SILVA, G. F. et al. Formação continuada de professores iniciantes na profissão: contribuições do projeto “saberes em diálogo”. Revista prática docente, Confresa, MT, v. 6, n. 1, p. e025-24, 2021. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/issue/view/22. Acesso em: 04 maio 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/2916
dc.description.abstract O objetivo é compreender como os professores, com até 5 anos de inserção profissional, percebem os efeitos da formação continuada experimentada e que contribuições são possíveis desprender da experiência para a sua qualificação profissional. A produção dos dados amparou-se em um questionário, aplicado ao conjunto de educadores participantes do projeto Saberes em Diálogo. Recorreu-se às orientações oferecidas pela hermenêutica-dialética para o tratamento dos dados. Para a análise e interpretação, buscou-se as contribuições da descolonialidade. O estudo evidenciou o quanto a inserção de novos profissionais na área da docência se apresenta como um campo ainda a ser explorado a partir da perspectiva da produção acadêmica e na formulação de políticas públicas formativas. Na percepção dos professores identificou-se que o Projeto Saberes em Diálogo contribui para a inserção docente na profissão, estimula o diálogo entre pares e possibilita um maior entrosamento na relação com a Secretaria Municipal da Educação. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Revista prática docente pt_BR
dc.rights Open Access en_US
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Projeto Saberes em Diálogo pt_BR
dc.subject Inserção profissional docente pt_BR
dc.title Formação continuada de professores iniciantes na profissão: contribuições do projeto “saberes em diálogo” pt_BR
dc.type Artigo de periódico pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account