dc.contributor.author |
Silva, Gilberto Ferreira da |
|
dc.contributor.author |
Machado, Juliana Aquino |
|
dc.contributor.author |
Silva, Ana Paula da |
|
dc.contributor.author |
Silva, Juliana Cristina da |
|
dc.date.accessioned |
2022-05-19T00:21:37Z |
|
dc.date.available |
2022-05-19T00:21:37Z |
|
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.identifier.citation |
SILVA, G. F. et al. Formação continuada de professores iniciantes na profissão: contribuições do projeto “saberes em diálogo”. Revista prática docente, Confresa, MT, v. 6, n. 1, p. e025-24, 2021. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/issue/view/22. Acesso em: 04 maio 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/2916 |
|
dc.description.abstract |
O objetivo é compreender como os professores, com até 5 anos
de inserção profissional, percebem os efeitos da formação
continuada experimentada e que contribuições são possíveis
desprender da experiência para a sua qualificação profissional. A
produção dos dados amparou-se em um questionário, aplicado ao
conjunto de educadores participantes do projeto Saberes em
Diálogo. Recorreu-se às orientações oferecidas pela
hermenêutica-dialética para o tratamento dos dados. Para a
análise e interpretação, buscou-se as contribuições da
descolonialidade. O estudo evidenciou o quanto a inserção de
novos profissionais na área da docência se apresenta como um
campo ainda a ser explorado a partir da perspectiva da produção
acadêmica e na formulação de políticas públicas formativas. Na
percepção dos professores identificou-se que o Projeto Saberes
em Diálogo contribui para a inserção docente na profissão,
estimula o diálogo entre pares e possibilita um maior
entrosamento na relação com a Secretaria Municipal da
Educação. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Revista prática docente |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Projeto Saberes em Diálogo |
pt_BR |
dc.subject |
Inserção profissional docente |
pt_BR |
dc.title |
Formação continuada de professores iniciantes na profissão: contribuições do projeto “saberes em diálogo” |
pt_BR |
dc.type |
Artigo de periódico |
pt_BR |