DSpace Repository

O uso das tecnologias como ferramenta para a formação continuada e autoformação docente

Show simple item record

dc.contributor.author Silva, Gilberto Ferreira da
dc.contributor.author Wives, Leandro Krug
dc.contributor.author Machado, Juliana Aquino
dc.contributor.author Machado, Giovanni Bohm
dc.date.accessioned 2022-05-19T00:26:56Z
dc.date.available 2022-05-19T00:26:56Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.citation MACHADO, G. B. et al. O uso das tecnologias como ferramenta para a formação continuada e autoformação docente. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, RJ, v. 26, p. 1-18, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/i/2021.v26/. Acesso em: 04 maio 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/2917
dc.description.abstract A formação docente é um processo que ocorre durante toda a vida e inclui as experiências de aprendizagem profissional que contribuem para a qualidade da educação. A formação continuada de professores, contemplando processos autoformativos e colaborativos, encontra nos recursos tecnológicos meios que agregam possibilidades, tanto nos aspectos individuais quanto nos coletivos. Este estudo buscou identificar um perfil docente com foco na utilização de dispositivos digitais para o exercício de suas funções e aprimoramento das práticas pedagógicas. Para isso, foi aplicado um questionário para professores de uma rede municipal da região metropolitana de Porto Alegre. Dessa maneira, identificou-se o uso de tecnologias como possibilidade efetiva de romper com a solidão pedagógica por intermédio da criação de espaços de interação. O estudo aponta, ainda, a necessidade de estratégias formativas comporem políticas de formação docente, sendo acompanhadas de forma planejada. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Revista Brasileira de Educação pt_BR
dc.rights Open Access en_US
dc.subject Formação continuada de professores pt_BR
dc.subject Autoformação pt_BR
dc.subject Trabalho colaborativo pt_BR
dc.subject Tecnologias pt_BR
dc.title O uso das tecnologias como ferramenta para a formação continuada e autoformação docente pt_BR
dc.type Artigo de periódico pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account