DSpace Repository

Percepção dos bolsistas do Projeto de Extensão “A inserção da Universidade no Futebol” a respeito da relação teoria e prática

Show simple item record

dc.contributor.author Silva, Gilberto Ferreira da
dc.contributor.author Rodrigues, Abraham Lincoln de Paula
dc.contributor.author Balzano, Otávio Nogueira
dc.contributor.author Branco, Leandro Veras Castelo
dc.date.accessioned 2022-05-19T00:45:14Z
dc.date.available 2022-05-19T00:45:14Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.citation BALZANO, O. N. et al. Percepção dos bolsistas do Projeto de Extensão “A inserção da Universidade no Futebol” a respeito da relação teoria e prática. Revista Uningá Review, v. 36, [S.l.], p. 1-15, 2021. Disponível em: http://revista.uninga.br/index.php/uningareviews/article/view/2353. Acesso em: 05 maio 2022 pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/2919
dc.description.abstract Na Educação Física há uma discussão sobre a dicotomia teoria e prática, e quanto uma dá subsídios para a outra obter legitimidade. Isso leva a pensar sobre a formação de novos profissionais na área. No ambiente de formação, há disciplinas teóricas que parecem estar longe da realidade externa à universidade. Isso faz com que haja uma distorção da situação real de ensino. O objetivo do estudo foi verificar a percepção dos bolsistas sobre o projeto de extensão “A inserção da Universidade no Futebol” em relação à dimensão teoria e prática na formação em Educação Física. Foi uma pesquisa descritiva exploratória, e com abordagem qualitativa, cuja amostra foi composta por 5 bolsistas do projeto de extensão referido. Os dados foram produzidos através de um questionário aberto, aplicado aos bolsistas e analisados juntamente com o referencial teórico em busca dos resultados. A análise dos dados aponta para a manutenção da tensão entre teoria e prática, onde o primeiro concentra-se na configuração de um arcabouço conceitual distanciado da prática concebida como limitada a uma “experiência de si” durante a ação educativa. Por outro lado, as práticas extensionistas permitiram ampliar o conhecimento da realidade profissional e, paradoxalmente, o exercício de aplicação das teorias apreendidas no ambiente acadêmico. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Revista Uningá Review pt_BR
dc.rights Open Access en_US
dc.subject Educação Física pt_BR
dc.subject Extensão universitária pt_BR
dc.subject Formação pt_BR
dc.subject Futebol pt_BR
dc.title Percepção dos bolsistas do Projeto de Extensão “A inserção da Universidade no Futebol” a respeito da relação teoria e prática pt_BR
dc.type Artigo de periódico pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account