dc.contributor.author |
Silva, Gilberto Ferreira da |
|
dc.contributor.author |
Rodrigues, Abraham Lincoln de Paula |
|
dc.contributor.author |
Balzano, Otávio Nogueira |
|
dc.contributor.author |
Branco, Leandro Veras Castelo |
|
dc.date.accessioned |
2022-05-19T00:45:14Z |
|
dc.date.available |
2022-05-19T00:45:14Z |
|
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.identifier.citation |
BALZANO, O. N. et al. Percepção dos bolsistas do Projeto de Extensão “A inserção da Universidade no Futebol” a respeito da relação teoria e prática. Revista Uningá Review, v. 36, [S.l.], p. 1-15, 2021. Disponível em: http://revista.uninga.br/index.php/uningareviews/article/view/2353. Acesso em: 05 maio 2022 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/2919 |
|
dc.description.abstract |
Na Educação Física há uma discussão sobre a dicotomia teoria e prática, e quanto uma dá subsídios
para a outra obter legitimidade. Isso leva a pensar sobre a formação de novos profissionais na área.
No ambiente de formação, há disciplinas teóricas que parecem estar longe da realidade externa à
universidade. Isso faz com que haja uma distorção da situação real de ensino. O objetivo do estudo
foi verificar a percepção dos bolsistas sobre o projeto de extensão “A inserção da Universidade no
Futebol” em relação à dimensão teoria e prática na formação em Educação Física. Foi uma pesquisa
descritiva exploratória, e com abordagem qualitativa, cuja amostra foi composta por 5 bolsistas do
projeto de extensão referido. Os dados foram produzidos através de um questionário aberto, aplicado
aos bolsistas e analisados juntamente com o referencial teórico em busca dos resultados. A análise
dos dados aponta para a manutenção da tensão entre teoria e prática, onde o primeiro concentra-se na
configuração de um arcabouço conceitual distanciado da prática concebida como limitada a uma
“experiência de si” durante a ação educativa. Por outro lado, as práticas extensionistas permitiram
ampliar o conhecimento da realidade profissional e, paradoxalmente, o exercício de aplicação das
teorias apreendidas no ambiente acadêmico. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Revista Uningá Review |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Educação Física |
pt_BR |
dc.subject |
Extensão universitária |
pt_BR |
dc.subject |
Formação |
pt_BR |
dc.subject |
Futebol |
pt_BR |
dc.title |
Percepção dos bolsistas do Projeto de Extensão “A inserção da Universidade no Futebol” a respeito da relação teoria e prática |
pt_BR |
dc.type |
Artigo de periódico |
pt_BR |