Abstract:
Este artigo aborda a temática do “racismo às avessas”
no futebol, considerado como mais um mecanismo de
subjugação da elite branca, e as críticas a esse preconceito.
Tem-se como objetivo central propor uma alternativa
“outra” para o combate ao “racismo às avessas” no futebol,
para além da crítica acadêmica. Trata-se de estudo de cunho
bibliográfico descritivo, com reflexões a partir de aportes
teóricos de pensadores preferencialmente latino-americanos.
Como alternativa “outra”, propõe-se um projeto intercultural
para a disciplina de futebol na educação física, com ênfase no
pensamento decolonial, na universidade e na escola. Entendese que para responder às dimensões de competência exigidas
para uma alternativa “outra”, o professor de educação física
deva conhecer o corpo teórico que sustenta o seu campo de
conhecimento e a sua relação com as demais áreas, bem como
o saber popular como parte do pensar e do fazer da ciência.
Aposta-se no profissional da educação física rompendo com
a dicotomia de que o lugar do físico é fora da sala-de-aula e
o do intelecto é no seu interior, repensando o esporte escolar
como prática social de participação coletiva.