dc.contributor.author |
Silva, Gilberto Ferreira da |
|
dc.contributor.author |
Bady, Janaína Bueno |
|
dc.date.accessioned |
2022-05-19T23:30:30Z |
|
dc.date.available |
2022-05-19T23:30:30Z |
|
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.identifier.citation |
BADY, J. B.; SILVA, G. F. Críticas ao paradigma hegemônico eurocêntrico. Actualidades Pedagógicas, [S. l.], v. 1, p. 259-276, 2020. Disponível em: https://ciencia.lasalle.edu.co/ap/vol1/iss75/13/. Acesso em: 04 maio 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/2932 |
|
dc.description.abstract |
Neste artigo apresentamos o conceito de Bien Vivir ou Buen Vivir/
Sumac Kawsay, suas origens e divergências. O Buen Vivir aparece como princípio
constitucional das novas constituições plurinacionais da Bolívia, Equador e Venezuela, propondo um paradigma comunitário e construções coletivas de forma de
vida. Apresenta-se também como uma forma de pensar que se funda na cosmovisão andina, indo de encontro ao processo de colonização e subalternização dos
sujeitos históricos na América Latina, propondo outras práticas sociais, epistemologias, formas distintas de relação com a natureza e visões inversas à lógica do
capitalismo neoliberal. Apontamos para a necessidade de uma proposta pedagógica “descolonial”, na perspectiva do Buen Vivir que denuncie as novas formas de
escravidão e busque um reencontro epistêmico, desde os povos subalternizados,
perspectivando a valorização e o resgate de uma vida plena, em harmonia com a
Mãe Terra (Pachamama) |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Actualidades Pedagógicas |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Buen Vivir |
pt_BR |
dc.subject |
Descolonialidade |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogia Descolonial |
pt_BR |
dc.subject |
Eurocentrismo |
pt_BR |
dc.title |
Críticas ao paradigma hegemônico eurocêntrico |
pt_BR |
dc.type |
Artigo de periódico |
pt_BR |