DSpace Repository

Evasão do curso de pós-graduação em gestão de negócios de universidade corporativa: percepções do estudante/empregado.

Show simple item record

dc.contributor.author Felicetti, Vera Lucia
dc.contributor.author Rosa, Luciane de Fátima Giroto
dc.contributor.author Pereira, Marcelo Almeida de Camargo
dc.date.accessioned 2022-05-24T22:32:49Z
dc.date.available 2022-05-24T22:32:49Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.citation PEREIRA, M. A. C.; ROSA, L. F. G.; FELICETTI, V. L. Evasão do curso de pós-graduação em gestão de negócios de universidade corporativa: percepções do estudante/empregado. Educação: Teoria e Prática, Rio Claro, SP, v. 31, n.º 64, p. 1-20, 2021. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/13813/11989. Acesso em: 17 maio 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/2954
dc.description.abstract A pós-graduação em Gestão de Negócios é uma realidade e inovação na educação corporativa da instituição federal pesquisada, que, por motivos de segredo industrial não será revelada. O curso apresenta características inerentes à educação a distância (EaD), como distância no espaço e tempo e a autonomia do aluno. Com relação aos alunos dessa modalidade de ensino, torna-se importante identificar os motivos que levaram muitos deles a evadirem-se do curso. Para tanto, foi aplicado um instrumento de pesquisa cujo objetivo geral foi identificar quais razões levaram o estudante, que é empregado da empresa, a se evadir desse curso. O instrumento, de caráter quantiqualitativo, continha questões fechadas com respostas a partir da escala Likert, para análise estatística descritiva inferencial, e uma questão aberta, em que foi utilizada a técnica de análise textual discursiva. Evidenciou-se que os motivos que levaram ao elevado número (41%) de evadidos no curso estão relacionados com: conciliação do tempo para as atividades de trabalho e a necessidade da presença nas atividades síncronas (aulas por videoconferência e provas); necessidade de maior articulação da universidade corporativa da empresa com os gestores dos empregados, no sentido de facilitar a participação destes nas atividades presenciais; sensibilização quanto aos aspectos trabalhistas, como férias e especificidades da realidade da empresa, como contingências e greves, entre outros fatores. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade Estácio de Sá pt_BR
dc.rights Open Access en_US
dc.subject Pós-graduação pt_BR
dc.subject Estudante trabalhador pt_BR
dc.subject Mídias digitais pt_BR
dc.subject Evasão pt_BR
dc.subject Ensino a distância pt_BR
dc.title Evasão do curso de pós-graduação em gestão de negócios de universidade corporativa: percepções do estudante/empregado. pt_BR
dc.type Artigo de periódico pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account