dc.contributor.author |
Felicetti, Vera Lucia |
|
dc.contributor.author |
Rosa, Luciane de Fátima Giroto |
|
dc.contributor.author |
Pereira, Marcelo Almeida de Camargo |
|
dc.date.accessioned |
2022-05-24T22:32:49Z |
|
dc.date.available |
2022-05-24T22:32:49Z |
|
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.identifier.citation |
PEREIRA, M. A. C.; ROSA, L. F. G.; FELICETTI, V. L. Evasão do curso de pós-graduação em gestão de negócios de universidade corporativa: percepções do estudante/empregado. Educação: Teoria e Prática, Rio Claro, SP, v. 31, n.º 64, p. 1-20, 2021. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/13813/11989. Acesso em: 17 maio 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/2954 |
|
dc.description.abstract |
A pós-graduação em Gestão de Negócios é uma realidade e inovação na educação corporativa
da instituição federal pesquisada, que, por motivos de segredo industrial não será revelada. O
curso apresenta características inerentes à educação a distância (EaD), como distância no
espaço e tempo e a autonomia do aluno. Com relação aos alunos dessa modalidade de ensino,
torna-se importante identificar os motivos que levaram muitos deles a evadirem-se do curso.
Para tanto, foi aplicado um instrumento de pesquisa cujo objetivo geral foi identificar quais
razões levaram o estudante, que é empregado da empresa, a se evadir desse curso. O
instrumento, de caráter quantiqualitativo, continha questões fechadas com respostas a partir da
escala Likert, para análise estatística descritiva inferencial, e uma questão aberta, em que foi
utilizada a técnica de análise textual discursiva. Evidenciou-se que os motivos que levaram ao
elevado número (41%) de evadidos no curso estão relacionados com: conciliação do tempo para
as atividades de trabalho e a necessidade da presença nas atividades síncronas (aulas por
videoconferência e provas); necessidade de maior articulação da universidade corporativa da empresa com os gestores dos empregados, no sentido de facilitar a participação destes nas
atividades presenciais; sensibilização quanto aos aspectos trabalhistas, como férias e
especificidades da realidade da empresa, como contingências e greves, entre outros fatores. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Estácio de Sá |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Pós-graduação |
pt_BR |
dc.subject |
Estudante trabalhador |
pt_BR |
dc.subject |
Mídias digitais |
pt_BR |
dc.subject |
Evasão |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino a distância |
pt_BR |
dc.title |
Evasão do curso de pós-graduação em gestão de negócios de universidade corporativa: percepções do estudante/empregado. |
pt_BR |
dc.type |
Artigo de periódico |
pt_BR |