Abstract:
A portaria do MEC nº 2.117, de 6 de dezembro de 2019 (BRASIL, 2019),
faculta que até 40% da carga horária de cursos presenciais possa ser oferecida na modalidade de Ensino a Distância (EaD). Diante desta ampliação
e das mudanças que são advindas desta possível nova configuração, foi
desenvolvida uma pesquisa com professores que atuam em cursos presenciais e que passaram a ministrar disciplinas também na EaD, com objetivo de analisar sua experiência diante da inserção nesta modalidade. A
investigação, de abordagem qualitativa exploratória, teve como procedimento técnico um estudo de caso em uma instituição universitária privada,
tendo como instrumentos de coleta de dados questionários respondidos
por professores, posteriormente submetidos à análise textual discursiva.
Os resultados evidenciaram que o ingresso nesta oferta educativa ocorreu
mediante convite das coordenações de curso ou da seleção institucional
que valorizou experiência prévia neste ambiente. A flexibilidade de tempo e
de espaço propiciada pela EaD são apontadas como fatores qualificadores
pelos professores, que apontam também dificuldades como a participação
efetiva dos alunos e o acúmulo de tarefas neste contexto.