DSpace Repository

A gestão da matéria e a gestão de classe no ensino de Matemática: uma perspectiva sobre a metodologia “lógica do cálculo”.

Show simple item record

dc.contributor.author Felicetti, Vera Lucia
dc.contributor.author Silva, Gabriele Bonotto
dc.contributor.author Fonseca, Carla Camargo
dc.date.accessioned 2022-05-24T23:06:23Z
dc.date.available 2022-05-24T23:06:23Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.citation FONSECA, C. C.; BONOTTO, G. S.; FELICETTI, V. L. A gestão da matéria e a gestão de classe no ensino de Matemática: uma perspectiva sobre a metodologia “lógica do cálculo”. Revista de Educação Matemática, São Paulo, SP, v. 18, p. 1-22, 2021. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/558/265. Acesso em: 17 maio 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/2963
dc.description.abstract Este artigotem como objetivo investigar aspectos do desenvolvimento do ensino da Matemáticaem um 1º ano do Ensino Fundamental a partir da aplicação da metodologia “Lógica do Cálculo” (SIMONS, 2013). O estudo tem cunho qualitativo, optando-se pela técnica de estudo de caso. A coleta de dados aconteceu em uma escola particular da cidade de Canoas (RS), por meio da observação in locoe também mediante entrevista semiestruturada com a professora da turma observada. A análise dos dados foi realizada tendo como base a técnica da análise textual discursiva. A análise do corpus,constituído pelas observações e pela entrevista com a professora, gerou duas categorias: Gestão da Matéria e Gestão da Classe. A partir dessa categorização obteve-se alguns achados que se referem aos conteúdos de Matemática, àutilização de jogos, às estratégias usadas pela professora e àprópria metodologia estudada. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo pt_BR
dc.rights Open Access en_US
dc.subject Ensino e aprendizagem pt_BR
dc.subject Alfabetização matemática pt_BR
dc.subject Lógica do Cálculo pt_BR
dc.title A gestão da matéria e a gestão de classe no ensino de Matemática: uma perspectiva sobre a metodologia “lógica do cálculo”. pt_BR
dc.type Artigo de periódico pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account