Abstract:
No contexto da pesquisa realizada a partir do Banco de Dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD é possível verificar que a pesquisa em educação está atualmente consolidada como um campo diverso e complexo. O objetivo do artigo é analisar as perspectivas a partir das quais o campo educacional é investigado e sua relação com as características do paradigma emergente, que valoriza a relação dialógica, intersubjetiva e transdisciplinar do conhecimento. A metodologia desenvolvida a partir de um interesse crítico e interpretativo, faz uma revisão documental das teses e dissertações, produzidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação entre 2012 e 2016 com avaliação 6 e 7 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior da CAPES. Os documentos de pesquisa educacional são analisados levando em conta, abordagens metodológicas, tipos de pesquisa, estratégias de coleta de informações e estratégias de análise de informação. Os resultados mostram o interesse em analisar o fenômeno educacional de forma holística, superando a tradição técnica e instrumental, para uma visão de pesquisa pertinente e sistêmica do trabalho educativo.