Abstract:
Enquanto professores em exercício durante o isolamento social ocasionado pela pandemia da Covid-19, as práticas de ensino tiveram que ser adaptadas em meio ao caos
gerado pela doença. Os professores tiveram que adaptar e se
reeducar na forma de ensinar para que a aprendizagem dos alunos não fosse interrompida e prejudicada neste novo cenário.
De tal modo, por meio de trabalhos já publicados por Szezecinski, Felicetti e Spicer-Escalante (2019) e por Fernandes, Felicetti
e Szezecinski (2019) percebe-se a contação de histórias como
uma alternativa a ser usada em aula, não apenas para trabalhar
conteúdos programáticos de diferentes disciplinas, mas também como forma de melhor engajar os alunos nos processos de
ensino e aprendizagem. Assim sendo, o presente artigo trata da
possibilidade de se utilizar a contação de histórias como uma
estratégia pedagógica dentro da sala de aula on-line de uma
escola de idiomas, para trabalhar a língua inglesa de forma remota. Para tanto, utilizou-se na sessão de Hora do Conto o livro
ilustrado Where the Wild Things Are, de Maurice Sendak, por nela
serem tratados conteúdos já estudados pelos alunos em aula e
por possuir ilustrações que possibilitaram explorar a parte visual da história. Para que os principais pontos da história pudessem ser retomados e relembrados pelos alunos, utilizou-se
a plataforma de jogos on-line Kahoot! na qual os alunos respondiam os questionamentos baseados no relato que ouviram e
associaram com as imagens vistas. A partir desta experiência
de ensino, pôde-se observar o aumento do interesse dos alunos
no decorrer da atividade; mesmo não dominando plenamente
as quatro habilidades linguísticas: leitura, escrita, fala e escuta, eles entenderam a história e tiveram a maioria dos exercícios
realizados com acertos.