Abstract:
As ressignificações pedagógicas, tão necessárias à educação, têm trazido à tona a necessidade de formações
docentes mais focadas no papel do professor enquanto mediador nos processos de ensino e de aprendizagem.
Cabe às redes de ensino proporcionarem aos seus docentes momentos formativos teóricos e práticos que os
auxiliem a desenvolver suas propostas de trabalho a partir da linha pedagógica adotada pela rede na qual está
inserido. Dentro dessa perspectiva, o presente estudo, que faz parte da pesquisa de Mestrado da autora,
apresenta as contribuições da Gamificação para a formação continuada de professores, através da metodologia
do Escape Book, que, baseado na lógica do escape room, como jogo de fuga, consiste na abordagem do universo
linguístico-literário, inerente à prática docente, a partir de recursos próprios da gamificação. Essa metodologia,
desenvolvida com o grupo de professores de português da rede municipal de ensino de Esteio, visa trazer
subsídios práticos e teóricos que possibilitem integração e engajamento entre os participantes desse processo,
para o avanço dos estudos de metodologias que proporcionem aprendizagens cada vez mais significativas aos
estudantes, a partir da qualificação de recursos metodológicos de seus professores. A base teórica para este
estudo será Bacich e Moran (2018) e Moran (2019), no que diz respeito às metodologias de ensino, Freire (2004),
(2020) no que concerne à Educação, Schlemmer (2014) e Carolei e Tori (2014) e Carolei e Bruno (2018) referentes
à Gamificação.