Abstract:
A conjuntura dinâmica da sociedade atual exige da educação uma otimização de práticas e teorias nos
currículos de licenciaturas capazes de formar professores aptos a desenvolverem em seus alunos habilidades e
competências necessárias para o trabalho e a convivência social das próximas décadas. Aliada à formação acadêmica,
é necessário que o professor participe de formações continuadas que lhe proporcionem subsídios em diversas áreas,
que o auxiliem no desenvolvimento da sua metodologia de ensino, visto que o professor precisa ser sempre aluno,
disposto a, diante das constantes transformações tecnológicas e sociais, ressignifi car-se frequentemente enquanto
mediador de aprendizagens. A partir da fala da cantora Anaadi, vencedora do Grammy Latino 2018, para uma turma
do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle, sobre a digitalização
da arte, são realizadas refl exões acerca da importância da arte e da cultura para a formação continuada de professores
da rede municipal de ensino de Esteio. É diante dessa perspectiva que o presente artigo parte da pesquisa de
Mestrado da autora, se insere, no intuito de buscar respostas para o seguinte questionamento: Momentos artísticos e
culturais proporcionados aos docentes em formação continuada podem contribuir para a construção de memórias
individuais e coletivas? Diante da análise quanto à mudança necessária no fazer pedagógico, constatamos que a
produção cultural e artística é conteúdo essencial para a revitalização da escola como espaço de experimentações e
novas aprendizagens. A base teórica deste estudo contará com estudos sobre a cultura e sua relação com o homem e
seu espaço, processos de constituição de memória, diálogo a partir da arte e da literatura e a formação docente para
ampliar formas de aprendizagem e de vivências na escola.