Abstract:
A Educação Física, em uma perspectiva direcionada
ao ensino escolarizado, deve procurar abordar os
indivíduos em sua complexidade e não dedicar-se
apenas ao aspecto do desenvolvimento físico e motor
dos alunos. A grande demanda de conteúdos que o
professor deve abordar durante o período letivo, aliada
as restrições de tempo que muitas vezes encontra,
acabam desafiando-o para elaborar metodologias
de ensino diferenciadas e que fogem ao tempo e
espaço disponibilizado nas instituições escolares. O
avanço tecnológico e o surgimento da Tecnologia
da Informação e Comunicação (TIC) mostram-se
possíveis aliados ao cumprimento das tarefas docentes.
Sendo assim, o presente estudo teve como objetivo
apresentar o relato de experiência de uma metodologia
de ensino de Educação Física a partir do uso da TIC em
um estabelecimento de ensino fundamental localizado
em um bairro urbano do município de Esteio/RS,
localizado na região metropolitana de Porto Alegre,
com uma turma de 9º ano, composta por 24 alunos com
idades entre 13 e 15 anos. Como resultado, observouse que os alunos se envolveram efetivamente com as
atividades propostas, tiveram uma compreensão de
que a Educação Física não é apenas a repetição de
exercícios físicos e gestos motores e o envolvimento
com temas importantes que atravessam a sociedade
contemporânea como, por exemplo, a drogadição
juvenil, as patologias relacionadas ao sedentarismo e a
adoção de hábitos saudáveis.