dc.contributor.author |
Gonçalves, Patrick da Silveira |
|
dc.contributor.author |
Furtado, André Osvaldo da Silva |
|
dc.contributor.author |
Gonçalves, Cristina Marin Ribeiro |
|
dc.date.accessioned |
2022-05-31T23:16:48Z |
|
dc.date.available |
2022-05-31T23:16:48Z |
|
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.identifier.citation |
GONÇALVES, P. S.; FURTADO, A. O. S.; GONCALVES, C. M. R. O uso das tecnologias da informação e comunicação nas aulas de Educação Física: um relato de experiência. Revista Biomotriz, Cruz Alta, v. 13, n. 1, p. 05-17, 2019. Disponível em: https://revistaeletronica.unicruz.edu.br/index.php/biomotriz/article/view/75/27. Acesso em: 09 maio. 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/3038 |
|
dc.description.abstract |
A Educação Física, em uma perspectiva direcionada
ao ensino escolarizado, deve procurar abordar os
indivíduos em sua complexidade e não dedicar-se
apenas ao aspecto do desenvolvimento físico e motor
dos alunos. A grande demanda de conteúdos que o
professor deve abordar durante o período letivo, aliada
as restrições de tempo que muitas vezes encontra,
acabam desafiando-o para elaborar metodologias
de ensino diferenciadas e que fogem ao tempo e
espaço disponibilizado nas instituições escolares. O
avanço tecnológico e o surgimento da Tecnologia
da Informação e Comunicação (TIC) mostram-se
possíveis aliados ao cumprimento das tarefas docentes.
Sendo assim, o presente estudo teve como objetivo
apresentar o relato de experiência de uma metodologia
de ensino de Educação Física a partir do uso da TIC em
um estabelecimento de ensino fundamental localizado
em um bairro urbano do município de Esteio/RS,
localizado na região metropolitana de Porto Alegre,
com uma turma de 9º ano, composta por 24 alunos com
idades entre 13 e 15 anos. Como resultado, observouse que os alunos se envolveram efetivamente com as
atividades propostas, tiveram uma compreensão de
que a Educação Física não é apenas a repetição de
exercícios físicos e gestos motores e o envolvimento
com temas importantes que atravessam a sociedade
contemporânea como, por exemplo, a drogadição
juvenil, as patologias relacionadas ao sedentarismo e a
adoção de hábitos saudáveis. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Unicruz |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Prática pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Física Escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias da Informação e Comunicação |
pt_BR |
dc.title |
O uso das tecnologias da informação e comunicação nas aulas de Educação Física: um relato de experiência |
pt_BR |
dc.type |
Artigo |
pt_BR |