DSpace Repository

O uso das tecnologias da informação e comunicação nas aulas de Educação Física: um relato de experiência

Show simple item record

dc.contributor.author Gonçalves, Patrick da Silveira
dc.contributor.author Furtado, André Osvaldo da Silva
dc.contributor.author Gonçalves, Cristina Marin Ribeiro
dc.date.accessioned 2022-05-31T23:16:48Z
dc.date.available 2022-05-31T23:16:48Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.citation GONÇALVES, P. S.; FURTADO, A. O. S.; GONCALVES, C. M. R. O uso das tecnologias da informação e comunicação nas aulas de Educação Física: um relato de experiência. Revista Biomotriz, Cruz Alta, v. 13, n. 1, p. 05-17, 2019. Disponível em: https://revistaeletronica.unicruz.edu.br/index.php/biomotriz/article/view/75/27. Acesso em: 09 maio. 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/3038
dc.description.abstract A Educação Física, em uma perspectiva direcionada ao ensino escolarizado, deve procurar abordar os indivíduos em sua complexidade e não dedicar-se apenas ao aspecto do desenvolvimento físico e motor dos alunos. A grande demanda de conteúdos que o professor deve abordar durante o período letivo, aliada as restrições de tempo que muitas vezes encontra, acabam desafiando-o para elaborar metodologias de ensino diferenciadas e que fogem ao tempo e espaço disponibilizado nas instituições escolares. O avanço tecnológico e o surgimento da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) mostram-se possíveis aliados ao cumprimento das tarefas docentes. Sendo assim, o presente estudo teve como objetivo apresentar o relato de experiência de uma metodologia de ensino de Educação Física a partir do uso da TIC em um estabelecimento de ensino fundamental localizado em um bairro urbano do município de Esteio/RS, localizado na região metropolitana de Porto Alegre, com uma turma de 9º ano, composta por 24 alunos com idades entre 13 e 15 anos. Como resultado, observouse que os alunos se envolveram efetivamente com as atividades propostas, tiveram uma compreensão de que a Educação Física não é apenas a repetição de exercícios físicos e gestos motores e o envolvimento com temas importantes que atravessam a sociedade contemporânea como, por exemplo, a drogadição juvenil, as patologias relacionadas ao sedentarismo e a adoção de hábitos saudáveis. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Unicruz pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.subject Educação Física Escolar pt_BR
dc.subject Tecnologias da Informação e Comunicação pt_BR
dc.title O uso das tecnologias da informação e comunicação nas aulas de Educação Física: um relato de experiência pt_BR
dc.type Artigo pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account