DSpace Repository

Educação de jovens e adultos: um sul teórico descolonial para compreender o contexto Latino-Americano.

Show simple item record

dc.contributor.author Rosa, Carolina Schenatto da
dc.contributor.author Silva, Gilberto Ferreira da
dc.date.accessioned 2022-06-01T19:43:22Z
dc.date.available 2022-06-01T19:43:22Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.citation ROSA, C. S.; SILVA, G. F. Educação de jovens e adultos: um sul teórico descolonial para compreender o contexto Latino-Americano. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 25, p. 214-239, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2158. Acesso em: 05 maio 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/3069
dc.description.abstract Neste trabalho, resultado de um pesquisa desenvolvida em nível de mestrado, o objetivo centrou-se em compreender como a Educação de Jovens e Adultos(EJA) esteve marcada pela colonização e pela colonialidade. Por meio de uma pesquisa teórico-documental, buscou-se aporte em autores clássicos do campo da EJA, tanto no cenário nacional como no internacional, com ênfase para a região latino-americana. Analisou-se documentos oficiais e normativas legais que permitiram a compreensão no contexto das políticas educacionais. Entre os resultados destacamos: a necessidade da EJA é reflexo de um processo histórico pautado tanto na naturalização das explorações e da pobreza quanto na perspectiva eurocêntrica do conhecimento; apesar de ser fruto da colonialidade, a modalidade se caracteriza como um laboratório para a de(s)colonialidade na medida em que se constitui como uma ação social coletiva genuinamente latino-americana. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade do Estado do Pará pt_BR
dc.rights Open Access en_US
dc.subject Educação de jovens e adultos pt_BR
dc.subject Descolonialidade pt_BR
dc.subject América Latina pt_BR
dc.title Educação de jovens e adultos: um sul teórico descolonial para compreender o contexto Latino-Americano. pt_BR
dc.type Artigo de periódico pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account