dc.contributor.author |
Rosa, Carolina Schenatto da |
|
dc.contributor.author |
Silva, Gilberto Ferreira da |
|
dc.date.accessioned |
2022-06-01T19:43:22Z |
|
dc.date.available |
2022-06-01T19:43:22Z |
|
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.identifier.citation |
ROSA, C. S.; SILVA, G. F. Educação de jovens e adultos: um sul teórico descolonial para compreender o contexto Latino-Americano. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 25, p. 214-239, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2158. Acesso em: 05 maio 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/3069 |
|
dc.description.abstract |
Neste trabalho, resultado de um pesquisa desenvolvida em nível de mestrado, o objetivo
centrou-se em compreender como a Educação de Jovens e Adultos(EJA) esteve marcada
pela colonização e pela colonialidade. Por meio de uma pesquisa teórico-documental,
buscou-se aporte em autores clássicos do campo da EJA, tanto no cenário nacional como no
internacional, com ênfase para a região latino-americana. Analisou-se documentos oficiais
e normativas legais que permitiram a compreensão no contexto das políticas educacionais.
Entre os resultados destacamos: a necessidade da EJA é reflexo de um processo histórico
pautado tanto na naturalização das explorações e da pobreza quanto na perspectiva
eurocêntrica do conhecimento; apesar de ser fruto da colonialidade, a modalidade se
caracteriza como um laboratório para a de(s)colonialidade na medida em que se constitui
como uma ação social coletiva genuinamente latino-americana. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade do Estado do Pará |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Educação de jovens e adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Descolonialidade |
pt_BR |
dc.subject |
América Latina |
pt_BR |
dc.title |
Educação de jovens e adultos: um sul teórico descolonial para compreender o contexto Latino-Americano. |
pt_BR |
dc.type |
Artigo de periódico |
pt_BR |