Abstract:
Neste artigo se discute a importância da formação continuada e suas contribuições aos
profissionais da educação em exercício, tendo em vista as modificações no ser e fazer pedagógico. No
intuito de atender as necessidades que imperam em relação à formação docente no meio educacional e na
sociedade, buscou-se dialogar com autores que abordam a formação continuada como um processo de
capacitação ao profissional da educação, dentre os quais se destacam Freire (1997), Tardiff (2002) e
Nóvoa (2007). Este estudo de cunho qualitativo é resultado de uma pesquisa que se amparou nos
princípios metodológicos da pesquisa documental. Tomou por base empírica para a realização das
análises o “parecer” produzido pelos professores que vivenciaram a formação continuada em uma escola
de Educação Básica. A análise dos pareceres indicou, entre outros aspectos, que: a proposta de formação
continuada do cotidiano, retratando o contexto escolar, com suas urgências, necessidades e projetos
estimulam a dinamização e o aprimoramento das práticas da escola. Isso sugere a criação de espaços, nas
reuniões regulares de formação, para tratar do que é rotina, seja com sucessos, seja com interferências que
exigem maior atenção e diálogo. Outro aspecto diz respeito à formação centrada na escola, que acabou
por produzir mudanças significativas na vida profissional e pessoal dos professores, dentre as quais
destacamos o comprometimento com o processo educativo e a melhoria da qualificação das relações entre
os profissionais no ambiente escolar.