dc.contributor.author |
Silva, Gilberto Ferreira da |
|
dc.contributor.author |
Veiga, Célia de Fátima Rosa da |
|
dc.date.accessioned |
2022-06-01T19:47:15Z |
|
dc.date.available |
2022-06-01T19:47:15Z |
|
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.identifier.citation |
VEIGA, C. F. R.; SILVA, G. F. Profissão docente: contribuições da formação continuada no espaço da escola. Revista Electrónica de Investigación y Docencia (REID), [S. l.], n. 21, 2019. Disponível em: https://revistaselectronicas.ujaen.es/index.php/reid/article/view/4025. Acesso em: 04 maio 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/3070 |
|
dc.description.abstract |
Neste artigo se discute a importância da formação continuada e suas contribuições aos
profissionais da educação em exercício, tendo em vista as modificações no ser e fazer pedagógico. No
intuito de atender as necessidades que imperam em relação à formação docente no meio educacional e na
sociedade, buscou-se dialogar com autores que abordam a formação continuada como um processo de
capacitação ao profissional da educação, dentre os quais se destacam Freire (1997), Tardiff (2002) e
Nóvoa (2007). Este estudo de cunho qualitativo é resultado de uma pesquisa que se amparou nos
princípios metodológicos da pesquisa documental. Tomou por base empírica para a realização das
análises o “parecer” produzido pelos professores que vivenciaram a formação continuada em uma escola
de Educação Básica. A análise dos pareceres indicou, entre outros aspectos, que: a proposta de formação
continuada do cotidiano, retratando o contexto escolar, com suas urgências, necessidades e projetos
estimulam a dinamização e o aprimoramento das práticas da escola. Isso sugere a criação de espaços, nas
reuniões regulares de formação, para tratar do que é rotina, seja com sucessos, seja com interferências que
exigem maior atenção e diálogo. Outro aspecto diz respeito à formação centrada na escola, que acabou
por produzir mudanças significativas na vida profissional e pessoal dos professores, dentre as quais
destacamos o comprometimento com o processo educativo e a melhoria da qualificação das relações entre
os profissionais no ambiente escolar. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade de Jaén |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Formação continuada |
pt_BR |
dc.subject |
Professores |
pt_BR |
dc.subject |
Qualificação das relações |
pt_BR |
dc.subject |
Formação em seviço |
pt_BR |
dc.title |
Profissão docente: contribuições da formação continuada no espaço da escola. |
pt_BR |
dc.type |
Artigo de periódico |
pt_BR |