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Competências emergentes da pandemia: a cooperação e o pensamento em rede na Educação Superior

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dc.contributor.author Fossatti, Paulo
dc.contributor.author Meinhardt, Moana
dc.contributor.author Vaz, Douglas
dc.date.accessioned 2022-06-01T19:53:36Z
dc.date.available 2022-06-01T19:53:36Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.citation FOSSATTI, P.; VAZ, D.; MEINHARDT, M. Competências emergentes da pandemia: a cooperação e o pensamento em rede na Educação Superior. In: SOCIOLOGY OF LAW, 2021, Canoas. Anais… Sociology of Law 2021: crise sanitária e regulações democráticas. Canoas: Unilasalle, 2021. p. 1569-1585. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3072. Acesso em: 01 jun. 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/3072
dc.description.abstract O ano de 2020 foi marcado por inúmeros tensionamentos e pela necessidade de adaptação constante em decorrência da crise sanitária provocada pela COVID-19. No cenário da Educação Superior, instituições e educadores buscaram alternativas para a continuidade das atividades acadêmicas. Diante do desafio, foi necessário aos docentes repensar e reorganizar suas práticas pedagógicas, considerando a limitação das formas de comunicação e interação que se configuraram no cenário apresentado. Nesse sentido, esta pesquisa tem por objetivo discutir algumas das principais competências mobilizadas pelos docentes da Educação Superior em decorrência da virtualização das aulas em 2020 e 2021. Em relação à metodologia, está sendo realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa. Em relação aos procedimentos técnicos, constrói-se enquanto pesquisa bibliográfica (GIL, 2017; MARCONI, LAKATOS, 2015), buscando uma maior compreensão do fenômeno analisado e possibilitando uma articulação com as experiências dos próprios autores. Resultados preliminares evidenciam, entre as competências necessárias para o trabalho docente remoto, a cooperação e o pensamento em rede, elementos essenciais para a comunicação, a interação e a convivência com seus pares e com os estudantes. Até o momento infere-se que, com a retomada gradual das atividades presenciais, as relações estabelecidas durante o período de distanciamento contribuirão para a co-criação de um ambiente acadêmico cada vez mais dinâmico, engajado, colaborativo e interconectado. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Competências pt_BR
dc.subject Educação Superior pt_BR
dc.subject Pensamento em rede pt_BR
dc.subject Cooperação pt_BR
dc.title Competências emergentes da pandemia: a cooperação e o pensamento em rede na Educação Superior pt_BR
dc.type Artigo pt_BR


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