dc.contributor.author |
Silva, Gilberto Ferreira da |
|
dc.contributor.author |
Fuchs, Henri Luiz |
|
dc.contributor.author |
Munsberg, João Alberto Steffen |
|
dc.date.accessioned |
2022-06-01T21:32:35Z |
|
dc.date.available |
2022-06-01T21:32:35Z |
|
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.identifier.citation |
MUNSBERG, J. A. S.; FUCHS, H. L.; SILVA, G. F. O currículo decolonial: da reflexão à prática intercultural. Religare: Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da UFPB, [S. l.], v. 16, n. 2, p. p.593–614, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/religare/article/view/44085. Acesso em: 05 maio 2022 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/3074 |
|
dc.description.abstract |
Ao se pensar a educação brasileira desde o local, objetiva-se apresentar
considerações sobre possibilidades de decolonização da formação docente,
mediante a formação para a interculturalidade no âmbito da academia. Para
tanto, realizou-se estudo de cunho bibliográfico exploratório, com reflexões a
partir de aportes teóricos de pensadores preferencialmente latino-americanos.
Desse modo, observa-se que a interculturalidade se constitui em estratégia viável
para a decolonização do currículo de formação docente no Brasil. Conclui-se,
pois, que é necessário investir na formação de docentes e discentes na perspectiva
da “colaboração intercultural”. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal da Paraíba. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Currículo |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Decolonização |
pt_BR |
dc.subject |
Educação intercultural |
pt_BR |
dc.subject |
Colaboração intercultural |
pt_BR |
dc.title |
O currículo decolonial: da reflexão à prática intercultural. |
pt_BR |
dc.type |
Artigo de periódico |
pt_BR |