DSpace Repository

O currículo decolonial: da reflexão à prática intercultural.

Show simple item record

dc.contributor.author Silva, Gilberto Ferreira da
dc.contributor.author Fuchs, Henri Luiz
dc.contributor.author Munsberg, João Alberto Steffen
dc.date.accessioned 2022-06-01T21:32:35Z
dc.date.available 2022-06-01T21:32:35Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.citation MUNSBERG, J. A. S.; FUCHS, H. L.; SILVA, G. F. O currículo decolonial: da reflexão à prática intercultural. Religare: Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da UFPB, [S. l.], v. 16, n. 2, p. p.593–614, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/religare/article/view/44085. Acesso em: 05 maio 2022 pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/3074
dc.description.abstract Ao se pensar a educação brasileira desde o local, objetiva-se apresentar considerações sobre possibilidades de decolonização da formação docente, mediante a formação para a interculturalidade no âmbito da academia. Para tanto, realizou-se estudo de cunho bibliográfico exploratório, com reflexões a partir de aportes teóricos de pensadores preferencialmente latino-americanos. Desse modo, observa-se que a interculturalidade se constitui em estratégia viável para a decolonização do currículo de formação docente no Brasil. Conclui-se, pois, que é necessário investir na formação de docentes e discentes na perspectiva da “colaboração intercultural”. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade Federal da Paraíba. pt_BR
dc.rights Open Access en_US
dc.subject Currículo pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Decolonização pt_BR
dc.subject Educação intercultural pt_BR
dc.subject Colaboração intercultural pt_BR
dc.title O currículo decolonial: da reflexão à prática intercultural. pt_BR
dc.type Artigo de periódico pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account