dc.contributor.author |
Silva, Gilberto Ferreira da |
|
dc.contributor.author |
Gonzaga, Jorge Luiz Ayres |
|
dc.date.accessioned |
2022-06-01T21:44:31Z |
|
dc.date.available |
2022-06-01T21:44:31Z |
|
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.identifier.citation |
GONZAGA, J. L. A. ; SILVA, G. F. Conhecimento, saber e poder: uma perspectiva descolonial no Ensino Médio Politécnico? Revista Ciência em Movimento, [S. l.], v. 21, n. 42, p. 39-53, 2019. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ipa/index.php/EDH/article/view/889. Acesso em: 05 maio 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/3077 |
|
dc.description.abstract |
O presente estudo tem como objetivo analisar a reestruturação curricular realizada no Estado do
Rio Grande do Sul no período do ano de 2011 a 2014, denominado de Ensino Médio Politécnico. Procura compreender em que dimensão esta reestruturação contribuiu para qualificação da educação
pública. O referencial teórico está articulado em três concepções e em suas possíveis aproximações
sendo elas a propostas elaboradas por Karl Marx explicitadas no Materialismo Histórico e Dialético,
nas concepções de Modernidade e Colonialidade, na Descolonialidade do saber e do poder elaboradas
por Aníbal Quijano, da Filosofia da Libertação de Enrique Dussel e nos princípios da Educação Popular concebidos por Paulo Freire. A metodologia de pesquisa utilizada é a concepção dialética da história a partir das análises do referencial teórico, dos documentos emanados pela Secretaria Estadual
da Educação do Estado do Rio Grande do Sul e em resultados de avaliações externas do INEP e do
ENEM ambos vinculados ao MEC e estudos de pesquisadores sobre o tema no nível de mestrado e
doutorado. Os resultados apontam para qualificação desta etapa da Educação Básica. Os índices de
retenção e de abandono obtiveram significativo declínio bem como as avaliações de proficiência como
demonstram os gráficos no estudo. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Editora Universitária Metodista |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Reestruturação Curricular |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Médio Politécnico |
pt_BR |
dc.subject |
Descolonialidade do Saber e do Poder |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Popular |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de Professores |
pt_BR |
dc.title |
Conhecimento, saber e poder: uma perspectiva descolonial no Ensino Médio Politécnico? |
pt_BR |
dc.type |
Artigo de periódico |
pt_BR |