DSpace Repository

Conhecimento, saber e poder: uma perspectiva descolonial no Ensino Médio Politécnico?

Show simple item record

dc.contributor.author Silva, Gilberto Ferreira da
dc.contributor.author Gonzaga, Jorge Luiz Ayres
dc.date.accessioned 2022-06-01T21:44:31Z
dc.date.available 2022-06-01T21:44:31Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.citation GONZAGA, J. L. A. ; SILVA, G. F. Conhecimento, saber e poder: uma perspectiva descolonial no Ensino Médio Politécnico? Revista Ciência em Movimento, [S. l.], v. 21, n. 42, p. 39-53, 2019. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ipa/index.php/EDH/article/view/889. Acesso em: 05 maio 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/3077
dc.description.abstract O presente estudo tem como objetivo analisar a reestruturação curricular realizada no Estado do Rio Grande do Sul no período do ano de 2011 a 2014, denominado de Ensino Médio Politécnico. Procura compreender em que dimensão esta reestruturação contribuiu para qualificação da educação pública. O referencial teórico está articulado em três concepções e em suas possíveis aproximações sendo elas a propostas elaboradas por Karl Marx explicitadas no Materialismo Histórico e Dialético, nas concepções de Modernidade e Colonialidade, na Descolonialidade do saber e do poder elaboradas por Aníbal Quijano, da Filosofia da Libertação de Enrique Dussel e nos princípios da Educação Popular concebidos por Paulo Freire. A metodologia de pesquisa utilizada é a concepção dialética da história a partir das análises do referencial teórico, dos documentos emanados pela Secretaria Estadual da Educação do Estado do Rio Grande do Sul e em resultados de avaliações externas do INEP e do ENEM ambos vinculados ao MEC e estudos de pesquisadores sobre o tema no nível de mestrado e doutorado. Os resultados apontam para qualificação desta etapa da Educação Básica. Os índices de retenção e de abandono obtiveram significativo declínio bem como as avaliações de proficiência como demonstram os gráficos no estudo. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Editora Universitária Metodista pt_BR
dc.rights Open Access en_US
dc.subject Reestruturação Curricular pt_BR
dc.subject Ensino Médio Politécnico pt_BR
dc.subject Descolonialidade do Saber e do Poder pt_BR
dc.subject Educação Popular pt_BR
dc.subject Formação de Professores pt_BR
dc.title Conhecimento, saber e poder: uma perspectiva descolonial no Ensino Médio Politécnico? pt_BR
dc.type Artigo de periódico pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account